metropoles.com

Enem: “Bolsonaro não leu e não lerá as provas”, garante Weintraub

O presidente criticou o conteúdo do exame anteriormente e disse que avaliaria as questões antes de serem aplicadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
O ministro da Educação Abraham Weintraub concede entrevista coletiva para falar sobre o Enem Digital
1 de 1 O ministro da Educação Abraham Weintraub concede entrevista coletiva para falar sobre o Enem Digital - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

Durante o anúncio de mudanças na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não teve acesso ao conteúdo da avaliação, marcada para outubro deste ano.

Nesta quarta-feira (03/07/2019), Weintraub anunciou que, até 2026, o Enem será totalmente aplicado em plataforma digital. Já no próximo ano, 15 capitais, entre elas Brasília, terão o modelo para 50 mil alunos.

As provas deste ano já estão na gráfica e devem ser finalizadas até o fim deste mês. A impressão dos cadernos centralizou uma crise após o vazamento de questões do Enem. Antes, Bolsonaro já havia criticado parte do conteúdo da prova, como a abordagem de ideologia de gênero.

Durante a campanha, o presidente disse que leria as provas antes da realização do exame, o que foi desmentido por Weintraub nesta quarta-feira.

“Ninguém lerá, salvo uma hecatombe nuclear. Não entendo por que o presidente com um agenda tão atribulada lerá, com tanto trabalho leria. Não leu e não lerá. Se ler, será algo totalmente inesperado e fora do script”, ponderou o ministro.

Weintraub ainda questionou o presidente do Instituto Nacional de Exames e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, se ele havia lido as questões do exame. “Não li, ministro”, respondeu.

O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, também foi perguntado. “Leu, Camilo?”, pressionou o ministro. A resposta foi monossilábica: “Não”.

Weintraub minimizou o clima tenso e brincou. “Que pena, os candidatos não poderão nos pedir nenhuma dica”, concluiu, com um leve riso.

O ministro garantiu que ninguém lerá as provas antes da aplicação, mas admitiu que o governo “norteou” o conteúdo. “Todo mundo tem meta, tem responsabilidade. A orientação é acabar totalmente com o viés ideológico na elaboração. O importante é saber ciência, matemática, ler e escrever corretamente”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?