metropoles.com

Enem 2023: prazo para inscrições é adiado de maio para junho

Inscrições para o Enem poderão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho. A aplicação das provas permanece em 5 e 12 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Homem sentado escrevendo em caderno
1 de 1 Homem sentado escrevendo em caderno - Foto: Pexels

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou, em um mês, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Antes, o prazo para inscrições se iniciava em maio. Agora, elas poderão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho.

A mudança no calendário está em portaria publicada na edição desta quarta-feira (15/3) do Diário Oficial da União (DOU).

As demais datas não foram alteradas. A aplicação das provas será nos dias 5 e 12 de novembro. A divulgação do gabarito em ocorrerá no dia 24 de novembro e os resultados finais sairão em 16 de janeiro de 2024.

O Enem é a principal forma de admissão no ensino superior público do país. Ele também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), que fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino particulares.

Fim do Enem digital

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) decidiu acabar com a versão digital do exame, criada em 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) no contexto da pandemia de Covid-19.

O Inep justificou que a decisão é embasada nos altos índices de abstenção em anos anteriores, bem como custos elevados para a realização do exame digital.

Em 2022, foram oferecidas 100 mil vagas para o Enem digital e 66 mil candidatos optaram pelo formato. Contudo, menos da metade dos inscritos, cerca de 30 mil, apareceu para fazer a prova.

Ao todo, 3.476.226 pessoas se inscreveram para realizar o certame no ano passado – o que corresponde ao segundo menor índice em 17 anos. O teste ocorreu após duas edições marcadas por crises, recordes de abstenções, problemas de logística e prejuízos na aprendizagem devido à pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?