Enem 2023: Inep publica edital com cronograma e regras da prova
Inscrições para o Enem 2023 ficarão abertas entre os dias 5 e 16 de junho. Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, nesta segunda-feira (8/5), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O documento, disponível no Diário Oficial da União (DOU), esclarece as regras da edição deste ano do exame.
As inscrições para a prova, que serve como principal porta de entrada para o ensino superior no país, estarão abertas entre os dias 5 e 16 de junho. O exame será realizado em dois domingos: 5 e 12 de novembro.
O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito entre 5 e 21 de junho. Os candidatos que façam uso de nome social podem fazer a solicitação dos dias 5 a 16 de junho, com resultado divulgado em 26 de junho e apresentação de recurso entre 26 e 30 de junho.
O gabarito das provas será divulgado em 24 de novembro e o resultado, em 16 de janeiro de 2024. De acordo com o edital, nos dias de prova os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília).
A aplicação começa às 13h30 e termina às 19h no primeiro dia, em que são realizadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; e às 18h30 no segundo dia, quando são feitas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
O edital detalha temas como a solicitação de atendimento especial para candidatos com deficiência, instruções para a inscrição, horários e locais de realização da prova, obrigações do participante, regras de correção e comportamentos que levam à eliminação.