Enem 2019: tudo o que o candidato precisa saber para se dar bem
Ao estudante que passou o ano se preparando, a dica, agora, é manter a calma e ficar seguro de que pode fazer um ótimo exame
atualizado
Compartilhar notícia
É chegada a hora para estudantes de todo o país. Nos dias 3 e 10 de novembro, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019, composto por quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma redação.
Em 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, são cerca de 5,1 milhões de candidatos inscritos e as provas serão realizadas em 1.727 cidades.
Ao candidato que passou o ano se preparando, a dica, agora, é manter a calma e ficar seguro do que estudou.
Mas é preciso, também, verificar alguns pontos extraprovas que necessitam atenção especial. Como locais e horários dos exames, material para levar ou ser evitado, documentos exigidos, dicas sobre a redação etc.
Sem descuidos
Afinal, um descuido bobo, na reta final, pode colocar a perder todos os esforços de um ano de concentração e estudos.
Para ajudar os candidatos no momento que antecede o Enem 2019, o Metrópoles preparou um roteiro sobre tudo o que é necessário fazer para obter êxito nos exames. Confira:
Datas, horários* e duração dos exames
3 de novembro
- Linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Redação.
- Ciências humanas e suas tecnologias.
Duração: 5 horas e 30 minutos
- 12h – Abertura dos portões.
- 13h – Fechamento dos portões.
- 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova.
- 13h30 – Início das provas.
- 19h – Término das provas.
10 de novembro
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
- Matemática e suas tecnologias.
Duração: 5 horas
- 12h – Abertura dos portões.
- 13h – Fechamento dos portões.
- 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova.
- 13h30 – Início das provas.
- 18h30 – Término das provas.
* Horário de Brasília.
Locais das provas
O Inep divulgou no último dia 16 de outubro o Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem, em que os estudantes podem consultar os locais onde farão o exame.
O cartão pode ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.
Os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações.
Esqueceu a senha? Tranquilo. Veja o que fazer
- Acesse o site do Enem.
- Entre na página do participante.
- Responda o teste das imagens.
- Digite seu CPF.
- Selecione a opção “esqueci minha senha” (disponível ao lado direito da página, no canto inferior).
- Você quer alterar o e-mail ou receber a senha no e-mail cadastrado? Escolha uma das opções.
- Se o problema for com o e-mail que você cadastrou (caso não se lembre o endereço ou não consiga mais acessá-lo, por exemplo), insira os dados pessoais solicitados e informe um novo e-mail.
- A senha será enviada para este novo e-mail.
O que o candidato pode levar para o local de prova?
Obrigatório
- Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
- Documento oficial de identificação original com foto.
Aconselhável
- Cartão de confirmação de inscrição.
- Declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe de sala (caso precise do documento).
Documentos válidos
- Cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
- Carteira de Registro Nacional Migratório.
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Certificado de Dispensa de Incorporação.
- Certificado de Reservista.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
- Identidade funcional.
É bom ter atenção para:
Quem chegar ao local de provas sem um documento válido, deverá aguardar uma possível entrega do documento fora do local de provas.
Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico. Quem perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.
Tá, mas o que o candidato não pode levar?
- Borracha.
- Corretivo.
- Chave com alarme.
- Artigo de chapelaria.
- Impressos e anotações.
- Lápis.
- Lapiseira.
- Livros.
- Manuais.
- Régua.
- Óculos escuros.
- Caneta de material não transparente.
- Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadora, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, IPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes).
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Como consigo a Declaração de Comparecimento?
Os candidatos que precisarem confirmar que estiveram presentes na aplicação do Enem nas datas estabelecidas devem providenciar a Declaração de Comparecimento impressa e pegar a assinatura do coordenador de local de prova.
A declaração do primeiro dia de prova está disponível na Página do Participante, no site do Inep, e é responsabilidade do inscrito levá-la impressa no domingo. A declaração do segundo dia de prova será disponibilizada durante a próxima semana.
Não largo do meu celular. Posso levá-lo?
Poder, pode. Mas não pode utilizá-lo. Ao entrar no local da prova, você receberá um envelope para guardar todos os itens “proibidos”. Lacre-o e o mantenha sob a carteira. “Deixem em casa ou desliguem o celular. Se tocar, a pessoa será desqualificada e não vai poder fazer a prova”, alertou, nesta sexta-feira (1º/11/2019), o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
E se bater aquela fome? Posso levar comida?
Pode. Não se esqueça de levar água – sempre em garrafa plástica transparente. É bom se hidratar sempre. Mas sem exagero, para não bater aquela vontade do xixi. Alimentos leves, como barrinhas de cereais, castanhas, amendoim e frutas, assim como chocolate, são ideais para matar a fome e recompor as energias.
Hummm… e o que devo vestir? Alguma restrição?
Comecemos pelo que não vestir: bonés, viseiras, chapéus, óculos de sol e itens que cubram o cabelo e orelhas podem valer uma eliminação. Artigos religiosos como burca são permitidos, mas serão vistoriados. De resto, fique à vontade, principalmente em lugares muito quentes: bermudas, regatas e chinelos são permitidos.
Quero gabaritar na redação. O que pode zerá-la?
A prova de redação é aplicada no primeiro domingo do Enem e vale, sozinha, 1.000 pontos. Um deslize ao elaborá-la pode ser fatal. Portanto, não redija texto dissertativo argumentativo, não escreva menos de sete linhas, não use linguagem chula ou ofensiva e capriche na caligrafia: letra ilegível pode custar todo o texto.
E o que pode me eliminar do Enem?
Bate na madeira, pé de pato, mangalô três vezes! Fique atento a todas as regras estabelecidas pelo Inep e mostradas aqui que não haverá problemas. E lembre-se: não inicie a prova antes do aplicador autorizar e não se comunique com outras pessoas durante os exames.
Pronto, fiz as provas. E o gabarito?
Acabou o Enem e deu tudo certinho para você? Então é só esperar mais um pouquinho: os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados no dia 13 de novembro. Já os resultados estão previstos para janeiro de 2020 para os participantes regulares. Em março de 2020, sairão os resultados dos candidatos “treineiros”.
Mas, atenção: a partir das 20h dos dois domingos do Enem, o Metrópoles divulgará para você o gabarito não oficial das provas.
Boa sorte!