Enem 2017: isentos de taxa que faltaram vão ter de justificar
O período de justificativa da ausência será de 2 a 11 de abril. Quem perder o prazo não terá mais o benefício
atualizado
Compartilhar notícia
Participantes com direito à isenção de taxa que faltaram ao Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção do benefício no Enem 2018. O pedido de isenção também deixa de ser feito durante a inscrição, passando a ser realizado com antecedência. O período de solicitação de isenção e de justificativa da ausência será de 2 a 11 de abril, por meio da Página do Participante.
No Enem 2017, 29,9% dos inscritos não compareceram para fazer as provas. Esse número é ainda maior quando se considera os candidatos que não pagaram a taxa de inscrição por terem direito à isenção.
Entre os estudantes isentos por serem concluintes do Ensino Médio na rede pública a taxa de ausência foi de 20,8%. A porcentagem sobe para 42,5% quando se observa o grupo de participantes liberados de pagar a inscrição por se adequarem à Lei e ao Decreto que regem a gratuidade.Os 1.691.701 inscritos que não pagaram para fazer o Enem 2017 e não compareceram terão que justificar essa ausência se quiserem garantir o benefício no Enem 2018.