Enem 2017: eles mandaram bem na redação
Conheça os brasilienses que chegaram perto da nota máxima. Resultado do exame poderá ser utilizado no Sisu a partir do dia 23
atualizado
Compartilhar notícia
A nota máxima na redação do Enem 2017 foi mérito de poucos candidatos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 53 participantes, entre os 4,7 milhões de alunos que efetivamente fizeram a prova, alcançaram os 1000 pontos desejados – na edição anterior, 77 conseguiram tal feito. Alguns brasilienses chegaram perto do ápice no exame escrito. O Metrópoles conversou com dois deles para saber qual a fórmula do sucesso.
Paulo Gabriel da Silva Nascimento, 18 anos, obteve nota 920 na redação. Segundo ele, é necessário muito planejamento para se sair bem no exame. “Eu usei uma estrutura de redação confortável e continuei desenvolvendo-a o ano inteiro”, explicou.
O estudante David Shlomo Gomes da Silva, 17 anos, também foi um dos fortes candidatos desta edição do exame. David conquistou 960 pontos na redação, chegando muito perto da nota máxima. O brasiliense estuda no Colégio Galois desde os 8 anos, e afirma que sempre gostou de português, o que foi um aliado na hora de formular o texto.
Ih, zerou!
Houve (muito) mais casos de candidatos com zero na redação do que estudantes que conseguiram 1000. Foram 309.157 participantes a zerar a prova. Outros 205 estudantes desrespeitaram os direitos humanos no texto, o que resultou em eliminação.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das maneiras pelas quais estudantes podem ingressar nas universidades públicas de todo o Brasil utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na quinta-feira (18/1). A partir do próximo dia 23, os interessados poderão se inscrever pelo site do programa. O prazo terminará em 26 de janeiro.