Enem 2017: confira variação dos fusos para não perder horário da prova
Candidatos devem ficar de olho no relógio para não se atrasar. Portões fecharão às 13h, conforme horário de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os portões para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília. Mas a atenção deve ser redobrada para quem mora em estados que possuem fuso horário diferente.
Com dimensões continentais, o território brasileiro, incluindo as ilhas oceânicas, conta com quatro fusos distintos: todos, localizados a oeste do meridiano de Greenwich (longitude 0 grau). Em cada faixa de 15 graus entre pares de meridianos, ocorre a variação de uma hora.
Esse fato faz com que o momento exato para acessar os locais de provas espalhados pelo país também tenha variação (confira o mapa abaixo).
Em Brasília, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. As unidades da Federação com o mesmo horário da capital são: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo.
No Acre, o acesso aos locais de prova começa às 9h e termina às 10h. Já no Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões abrem às 10h e fecham às 11h.
Os candidatos dos estados de Tocantins, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte entrarão para realizar o exame às 11h. A partir do meio-dia, o acesso estará encerrado.
O que é permitido em sala?
Para garantir um bom desempenho dos candidatos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, permite que os participantes levem alimentos e bebidas (que não sejam alcoólicas) para as salas de aplicação dos testes.
Também é de uso do candidato caneta esferográfica preta de tubo transparente: é importante lembrar de levar duas ou mais, para substituição em caso de falha.
Não é permitida a entrada de lápis, lapiseiras, canetas de outras cores, borrachas, apontadores, réguas e equipamentos eletrônicos, como calculadoras e smartphones.
Dicas de última hora
Na véspera do exame, é bom usar as horas livres para analisar as redações das edições passadas. Isso pode ajudá-lo a entender melhor o formato do texto a ser pedido neste domingo.
A seguir, assuntos da atualidade que podem ser cobrados nesta edição:
Também é preciso se lembrar de separar os itens necessários para a prova, como documentos e canetas, além de água e alimentos (barrinha de cereal, chocolates e biscoitos).
Não esqueça! Relaxar é muito importante no dia anterior ao da realização da prova. Descanse a mente junto aos amigos e à família, coma alimentos saudáveis e o mais importante: durma cedo. Assim, você estará com as baterias carregadas para a maratona do Enem.