Encceja será aplicado no dia 4 de agosto. Inscrições abrem em maio
Exame é voltado para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas do próximo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste ano, o exame será aplicado no primeiro domingo de agosto, dia 4. Os estudantes poderão se inscrever entre 20 e 31 de maio. A previsão para a publicação do edital é abril.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, ao menos, 15 anos. Já a certificação do ensino médio é para quem tem, no mínimo, 18 anos.
Para obter o certificado do ensino fundamental, os estudantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia; e ciências naturais. No exame de nível médio, os candidatos respondem a questões de linguagens e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.
São certificados os estudantes que obtiverem, no mínimo, 100 pontos em cada uma dessas áreas e pelo menos cinco pontos na redação. Aqueles que atingirem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas, receberão uma Declaração Parcial de Proficiência e poderão tentar obter a nota nas demais provas no próximo exame.
Pelo mundo
Até 2017, era possível receber a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, ela é feita somente por meio do Encceja. O exame é aplicado tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil quanto em países como o Japão.
As datas divulgadas referem-se ao exame nacional regular. Segundo o Inep, o cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade será divulgado posteriormente.