Em ação contra Decotelli, subprocurador cita meme: “Doutor Honoris Quase”
“Meme também é cultura”, escreveu ele, após dizer que a imagem inspirou a representação contra Decotelli
atualizado
Compartilhar notícia
O subprocurador Lucas Rocha Furtado se inspirou em um meme para pedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) apure possível prejuízo ao erário por causa da nomeação do ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli.
A imagem, que circulou na internet após o doutorado e o pós-doutorado do novo ministro da Educação serem desmentidos, traz a seguinte frase: “O MEC acaba de criar uma nova titulação: DR HONORIS QUASE”.
No documento, Furtado explica que o meme se caracteriza por descrever um conceito de imagem relacionado ao humor e que se espalha facilmente pela internet. “Meme também é cultura”, escreveu ele, após dizer que a imagem inspirou a representação contra Decotelli.
“A postagem refere-se ao ‘quase’ doutorado do atual ministro da Educação, Sr. Carlos Alberto Decotelli, que, embora ostentasse no seu Currículo Lattes (editado após o ocorrido) a titulação acadêmica de ‘doutor’, na verdade não teria defendido a tese na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Tão somente cumpriu os créditos”, escreveu.
Leia o documento completo:
tcu-decotelli_290620203048 (1) by Tácio Lorran on Scribd