metropoles.com

Educação infantil avança para 84,3%, segundo IBGE

Já o ensino médio saiu de 81,6% em 2005 para 85% em 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Educação escola professora aluno criança
1 de 1 Educação escola professora aluno criança - Foto: iStock

Nos últimos 10 anos, entre 2005 e 2015, a taxa de frequência escolar dos brasileiros que tem entre 4 e 5 anos de idade, apresentou um aumento, e isso indica que houve um avanço no processo de universalização do acesso à educação das crianças. Contudo, esse não é o mesmo diagnóstico apresentado para o ensino médio, pois esse período escolar apresentou um pequeno crescimento.

Esses dados fazem parte da pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais, feita com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar) e que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Conforme a pesquisa, a taxa de crianças que tem entre 4 e 5 anos de idade, com acesso à educação, saltou de 62,8% em 2005, para mais de 84% em 2015. Apesar de ter apresentado um aumento de mais de 21,5%, o número ainda está bem abaixo da meta que foi estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 ? 2024, cujo objetivo do plano era universalizar o acesso à educação dessa faixa etária até o fim do ano passado.

Por outro lado, a taxa de frequência do ensino fundamental já era alta, entre a faixa etária entre 6 e 14 anos de idade. Ainda em 2005 mais de 96% dessa faixa etária já estava na escola, em 2015, esse número ultrapassou 98%.

Ensino médio
O grande problema, segundo os pesquisadores do IBGE, está concentrada no ensino médio. Durante todo o período analisado, a taxa de frequência apresentou uma evolução de apenas 3,4%, saltando de 81,6% em 2005 para 85% em 2015.

“A inserção de jovens de 15 a 17 anos de idade avançou lentamente, evidenciando a dificuldade de garantia do direito à educação básica obrigatória para esse grupo etário que deveria estar frequentando o ensino médio”, afirma a pesquisa.

A raiz do problema, segundo o IBGE, está no “elevado nível de repetência”. Segundo dados do PISA, que indicam que mais de 36% dos estudantes brasileiros já repetiram ao menos um ano do ensino médio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?