metropoles.com

Disputa interna derruba número 2 do Ministério da Educação

O ministro Ricardo Vélez demitiu o secretário-executivo da pasta, Luiz Antonio Tozi, e colocou no lugar Rubens Barreto da Silva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Fortes/MEC
Tozi e Vélez
1 de 1 Tozi e Vélez - Foto: Luis Fortes/MEC

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, demitiu nesta terça-feira (12/3) o secretário-executivo e número 2 da pasta, Luiz Antonio Tozi. É mais um desdobramento das disputas internas nos ministérios que já levaram a vários afastamentos.

Funcionários do MEC ligados ao escritor Olavo de Carvalho foram afastados na semana passada e passaram a criticar Tozi, que tinha perfil técnico e tentava tirar o viés ideológico da pasta. Ele foi diretor do Centro Paula Souza, em São Paulo.

No Twitter, Vélez disse que se tratava de uma continuidade das “mudanças necessárias” e agradeceu a Tozi. O ministro colocou na Secretaria Executiva Rubens Barreto da Silva, que tinha acabado de ser nomeado para o cargo de secretário-executivo adjunto, depois que Eduardo Melo foi exonerado.

Luiz Antônio Tozi
Antes de exercer a função de secretário-executivo do Ministério da Educação, Tozi era vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza. O cargo é um dos mais importantes do MEC, porque cuida das políticas de educação infantil, fundamental e médio no governo federal. Apesar disso, porém, o foco dele era no ensino superior.

O ex-secretário é engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), órgão pelo qual ele foi indicado ao MEC, instituição em que ele também integra o Conselho Consultivo Externo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?