Descubra o que mais cai na prova de física do Enem
Os enunciados da prova costumam ser contextualizados e tem como foco assuntos ligados ao cotidiano e às inovações científicas
atualizado
Compartilhar notícia
As questões de física do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão inseridas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que também conta com as perguntas de química e biologia.
A prova de física não precisa ser um grande desafio para os estudantes que se preparam com antecedência.
Para o exame, o aluno precisa entender as teorias da área e suas aplicações no dia a dia. Uma boa dica é a prática de exercícios e a resolução de provas anteriores do Enem.
O professor de física Breno Morais, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão fazer o exame este ano ficarem atentos.
“As teorias que mais se encaixam na proposta do Enem são as Leis da Eletricidade, Mecânica (Leis de Newton e Energia), Ondulatória e Termologia (principalmente trocas de calor)”, indicou o professor.
Por conta da abrangência de questões relativas à energia, potência é uma relação que costuma cair bastante no exame. “Ela pode ser calculada pela razão entre a energia transferida (ou recebida) por um corpo e o tempo que essa transferência levou para acontecer. A unidade de medida da potência no Sistema Internacional de Unidade é o watt (W)”, explicou Morais.
Para o aluno relacionar as teorias de física com o cotidiano dele, deve observar os fenômenos térmicos na sua cozinha, ópticos no espelho, ondulatórios quando sua rede Wi-Fi estiver fraca, mecânicos ao ver carros na avenida, entre outros.
Confira três princípios da óptica geométrica:
Ver essa foto no Instagram
O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, e as inscrições vão de 10 a 21 de maio.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.