metropoles.com

Descubra como a Segunda Guerra Mundial poderá aparecer no Enem

Conflito durou seis anos e deixou marcas permanentes na história mundial, pela brutalidade e crueldade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Adolf Hitler
1 de 1 Adolf Hitler - Foto: Reprodução

A Segunda Guerra Mundial é um dos principais conflitos que costumam aparecer na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O enfrentamento perdurou entre 1939 e 1945 e foi responsável pela morte de mais de 60 milhões de pessoas. As principais vítimas foram os judeus, mortos nos campos de concentração.

O professor de história Dinho Zâmbia, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão realizar o exame no final deste ano.

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha teve seu maior impulso revanchista contra os países que a derrotaram durante o conflito com a propagação da ideia totalitária nazista de Adolf Hitler.

“O fato que marca o início da Segunda Guerra foi a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939, pelo exército alemão”, explica o professor. Liderado por Führer Hitler, o exército da Alemanha lutou pelo expansionismo germano e o contra as principais potências imperialistas europeias.

A rivalidade entre a Alemanha e nações como Inglaterra e a França eram de longa data, desde o período da corrida imperialista no final do século XIX. Outro motivo que motivou o exército do Führer foi a guerra anticomunista contra os soviéticos.

“O avanço no nazifascismo foi extraordinariamente desumano antes e durante a guerra, alienando mais e mais adeptos e levando à morte milhões de pessoas e pelos irreparáveis traumas nos sobreviventes”, explica Zâmbia.

A Alemanha nazistas com seus interesses expansionistas violam os termos do Tratado de Versalhes, assinado em favor da paz na Europa, passou a ampliar o seu território ao invadir a Áustria e a Tchecoslováquia.

Com receio de uma possível invasão alemã, a Polônia levou os britânicos e os franceses a darem um ultimato ao Führer. Contudo, Hitler enfrentou as potências e em setembro de 1939 ocupou o território polonês.

A partir da invasão da Polônia, a Segunda Guerra Mundial foi dividida entre Aliados, França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas (URSS); e o Eixo, Alemanha, Itália e Japão.

Para o professor do EstudoPlay, os alunos devem se ater ao “dia D, ocorrido em 6 de junho de 1944, que ocorreu a invasão aliada na Normandia, situada no Canal da Mancha, na França. É a batalha considerada como ‘a grande virada’ na guerra, quando os aliados conseguiram finalmente abrir uma frente ocidental vencendo o exército alemão”, acrescenta Zâmbia.

Participação brasileira

No início da guerra a posição brasileiro era de neutralidade e mantinha relações diplomáticas com a Alemanha e a Itália, mas após ataques a navios brasileiros o presidente da época, Getúlio Vargas, decidiu entrar em acordo com o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt para participar do conflito.

O professor Zâmbia explica que após o encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos foi construído uma base de patrulhamento no Rio Grande do Norte para receber centenas de militares norte-americanos. E em troca, Roosevelt garantiria a construção de uma usina siderúrgica, essa foi a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

O Brasil enviou mais de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), conhecidos como “os pracinhas”, que lutaram e venceram várias batalhas importantes na Itália. Durante a guerra, o país perdeu 450 soldados e três mil ficaram feridos.

Holocausto

O holocausto é o resultado do assassinato em massa de miniroras consideradas inferiores pela ideologia de Hitlher. Entre as vitimas estavam os judeus, negros, pessoas com deficiaencia, homossexuais e ciganos.

Durante a Segunda Guerra Mundial cerca de seis milhões de judeus perderam a vida. Eles eram obrigados a trabalhos escravos em guetos e em campos de concentração.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?