Descubra como a Revolução Industrial pode aparecer no Enem
O sistema produtivo inglês e a monarquia absolutista britânica foram afetadas diretamente por esse período
atualizado
Compartilhar notícia
A Revolução Industrial foi um período que marcou a história capitalista mundial e os seus efeitos aparecem com frequência nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente nas áreas de sociologia, geografia e história.
Iniciada em 1760, a Revolução Industrial foi um período marcado por avanços tecnológicos, com o desenvolvimento da máquina a vapor e a produção de mercadorias. Além disso, os setores econômico e social apresentaram transformações significativas.
“A Revolução Industrial é um processo constante, ou seja, continua acontecendo. Teve início em meados do século XVIII e ainda hoje vivenciamos. Inicialmente, a Inglaterra, conhecida como a ‘Oficina do Mundo’, iniciou a produção da indústria têxtil, e máquinas à vapor, assim como novas tecnologias com a utilização do ferro”, afirma o professor de história Dinho Zâmbia, do EstudoPlay.
Na Inglaterra, a partir da década de 1830, foram construídas locomotivas e ferrovias para que as mercadorias e as matérias primas pudessem ser distribuídas por todo o território, aumentando assim o consumo no país.
De acordo com o professor Zâmbia, os principais temas abordados pelo Enem são o desenvolvimento da Inglaterra e sua monarquia absolutista. “Com o patrocínio da burguesia, o investimento nas práticas de navegação com interesses comerciais e bélicos, os cercamentos das terras que a princípio eram utilizadas para a criação de ovelhas, extraindo a lã e consequentemente fortalecendo a produção de tecido, garantiram o pioneirismo industrial”, destaca o docente.
Antes da Revolução Industrial, as produções eram realizadas de forma manufatureira, ou seja, a fabricação das mercadorias era realizada de forma artesanal pelo trabalhador. A partir de 1760, o desenvolvimento das máquinas possibilitou que a confecção têxtil fosse realizada, principalmente, pelas máquinas a vapor, a maquinofatura.
“As máquinas conseguem produzir com uma escalabilidade muito maior e, por isso, transformaram completamente a nossa estrutura produtiva. Trata-se basicamente do processo de transitar de uma produção assistida pelo trabalho humano e ferramentas para uma produção assistida por máquinas”, explica o professor de geografia do EstudoPlay Raoni Lima.
O Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Os estudantes que realizaram a inscrição para o exame devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até esta sexta-feira (27/5).
Você ainda está em dúvida sobre qual profissão escolher? Confira essa dica da psicóloga Aline Arruda:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.