Descubra como a biologia molecular pode ser cobrada no Enem 2022
Os estudantes devem estar atentos aos assuntos relacionados ao DNA, RNA e às proteínas das moléculas de um organismo vivo
atualizado
Compartilhar notícia
Os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem prestar bastante atenção à biologia molecular, um tema que se destaca na prova e causa confusão em muitas pessoas por conta da complexidade dos conceitos e suas definições.
Biologia molecular é a área que estuda os materiais genéticos dos seres vivos. Como, por exemplo, a base de todos organismos, os ácidos nucleicos, RNAs e DNAs.
Os estudos em torno da biologia molecular começaram entre o final do século XIX e início do XX, com pesquisas sobre o núcleo celular e a replicação do DNA.
O professor de biologia Sérgio Malla, do EstudoPlay, separou alguns pontos em que os alunos devem prestar mais atenção sobre a área.
Malla destaca que os estudantes precisam saber quais são as funções das proteínas que controlam os ciclos celulares. “O aluno deve focar na estrutura da molécula de DNA, e elucidar o dogma central da biologia, que envolve replicação, transcrição normal e reversa, e a tradução. Além de distinguir o que é código genético (DNA), códon (RNAm), anticódon (RNAt), as mutações gênicas e cromossômicas”, afirmou.
O DNA é a molécula que guarda a base genética dos seres vivos. Já o RNA é a molécula responsável pelo processo de transcrição e tradução; e tem como função permitir que todas as informações presentes no DNA possam ser transmitidas até as estruturas responsáveis pela produção de proteínas.
“O DNA apresenta o material genético de todos os seres vivos. O RNA tem três tipos básicos: o mensageiro, o ribossômico e o transportador”, destaca o professor.
A biologia molecular busca explicar como as informações do DNA são transmitidas. A teoria proposta por Francis Crick, em 1958, explica que o fluxo da base genética ocorre na seguinte sequência: DNA → RNA→ PROTEÍNAS.
Está estudando para o Enem? Confira essa dica sobre o ciclo da malária:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.