metropoles.com

Contagem regressiva: Enem 2018 começa domingo. Veja todas as novidades

Os testes começam no dia 4 de novembro, próximo domingo, e chegam cheios de novidades. Confira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO
enem estudantes 2018
1 de 1 enem estudantes 2018 - Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO

Falta menos de uma semana para o início das provas da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os testes começam no dia 4 de novembro, próximo domingo, e chegam cheios de novidades.

Uma delas é o acréscimo de 30 minutos no segundo dia de prova, a ser aplicada no domingo seguinte (11). Nesta data, os candidatos terão, ao todo, cinco horas para responder 45 questionamentos de matemática e outros 45 sobre ciências da natureza. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora do exame, os participantes poderão começar a fazer a avaliação às 13h30 (horário de Brasília) e concluí-la até as 18h30.

O horário para o primeiro dia de exame não sofreu alteração. Ou seja, os inscritos contarão com cinco horas e meia – das 13h30 até 19h (horário de Brasília) – para responder a prova que apresentará  45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da temida redação.

Outra novidade é o horário brasileiro de verão que entrará em vigor no primeiro dia do Enem. Portanto, em 4 de novembro, os ponteiros do relógio serão adiantados em uma hora – a novidade foi confirmada pelo Palácio do Planalto neste mês. Para não se atrapalhar e chegar com antecedência nos locais de prova é importante conferir se seu município será afetado pela mudança. A medida vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

via GIPHY

Ao todo, o Brasil terá quatro fusos durante a vigência do horário de verão. Contudo, o fechamento dos portões para os candidatos do Enem ocorrerá na mesma hora, acompanhando o horário oficial de Brasília (13h). A abertura será feita às 12h – também de acordo com o horário de Brasília.

Documentos aceitos
Neste ano, o Inep passou a permitir que o candidato apresente, ao comparecer no local de prova, mais opções de documentos de identificação. Participantes sem documentação com foto não poderão fazer a avaliação. Também não serão aceitos documentos em formatos eletrônicos, cópias simples ou autenticadas. Confira, abaixo, opções válidas.

via GIPHY

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional.

Em caso de perda ou roubo de documento, o interessado deve apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação de prova.

Critérios de eliminação
Cumprir os requisitos do edital do Enem é um passo importante para evitar a eliminação. Além de apresentar documentação correta, quem for fazer o exame deve obrigatoriamente levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Lápis, lapiseira, canetas feitas em outros tipos de materiais, borrachas, apontadores, réguas e equipamentos eletrônicos, como calculadoras e smartphones, também não serão permitidos.

Se o candidato portar algum dos itens não autorizados, nos dois dias de prova, a recomendação do Inep é guardá-los no envelope porta-objetos e lacrá-lo antes de entrar na sala. O participante deve depositar o pacote debaixo da cadeira até terminar o exame.

Além disso, para o cenário continuar tranquilo e favorável, os inscritos devem permitir que artigos religiosos como burca e quipá sejam revistados. O candidato também deve: não usar livros, notas ou impressos durante a aplicação da avaliação; não sair da sala, a partir das 13h, sem o acompanhamento de um aplicador ou fiscal e não deixar o local de prova nas duas primeiras horas do exame. Os critérios restantes podem ser conferidos no site do Enem.

via GIPHY

 

Redação
Segundo o Inep, produções textuais que desrespeitem os direitos humanos perderão 200 pontos. A medida passa a valer nesta edição. Além da novidade, os participantes devem ficar atentos ao não cumprimento de critérios que acarretam no zeramento da redação, como fugir do tema proposto.

Conforme informou o site do Enem, o inscrito que não atender a proposta pedida ou utilizar parte de texto desconectado do tema, apresentar a folha de redação em branco ou fazer estrutura textual diferente do tipo dissertativo-argumentativo também pode ganhar nota zero. Quem usar impropérios, desenhos e outras formas propositais também está sujeito à anulação da nota.

Fique ligado nos requisitos exigidos e arrase no Enem!

via GIPHY

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?