Conheça os assuntos que mais caem na prova de filosofia do Enem
René Descartes, Platão, Aristóteles e outros filósofos podem ser citados no exame que será aplicado em novembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O foco das questões de filosofia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro deste ano, devem ser os autores clássicos e pré-socráticos, a filosofia antiga e a moderna.
As inscrições para o Enem 2022 começam nesta semana e vão até 21 de maio. O aluno que não conseguiu a isenção deverá pagar o boleto, no valor de R$ 85, até o dia 27 de maio.
O professor de filosofia Bruno Pontes, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão realizar o exame este ano.
“Estudar as escolas filosóficas na escola clássica, escola medieval, a escola moderna, contemporânea e os seus principais autores e suas principais obras”, diz o professor.
Os alunos ficam preocupados com os textos nas questões, contudo, o candidato deve ficar atento ao comando da pergunta para encontrar a resposta correta.
Entre os principais filósofos do período clássico, o professor destaca Platão e Aristóteles. Na filosofia moderna, ele indica o pensador René Descartes e o Jacque Rousseau. Como filósofo contratualista, o professor sugere que o estudante estude as ideias de Immanuel Kant, que aborda questões sobre a moral do agir.
“Então, todas as vezes que o aluno estiver estudando um determinado tema como, por exemplo a sustentabilidade, ele possa olhar de forma polivalente, de forma múltipla, com olhar da história, com o olhar da geografia, com o olhar da sociologia, da literatura e a partir desse conceito multidisciplinar”, ressalta Pontes sobre a resolução das questões.
Vai fazer o Enem? Confira esta dica:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.