Confira qual é o trabalho de um assistente social
O mercado de trabalho de quem se forma em serviço social abrange instituições públicas e privadas. Curso tem duração média de quatro anos
atualizado
Compartilhar notícia
O assistente social é responsável por planejar e aplicar políticas públicas e programas sociais nas áreas da educação, saúde, justiça e segurança voltados para o bem-estar coletivo.
Além disso, o profissional dessa área pode oferecer auxílio para a população no acesso a seus direitos, e contribuir para a integração e reintegração do indivíduo na sociedade.
Coletas de dados, estudos e laudos também fazem parte da área de atuação do assistente social, assim como a participação na elaboração de programas sociais.
O mercado de trabalho do assistente social abrange instituições públicas e privadas, como prefeituras, hospitais, escolas, movimentos sociais em defesa dos direitos de minorias e em organizações não governamentais.
Como se tornar um assistente social?
Para ter essa profissão, é preciso ser graduado no curso de Serviço Social em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ser registrado no Conselho Regional de Serviço Social (Cress) do estado onde trabalham.
O curso bacharelado possui duração média de quatro anos. O conteúdo é voltado para questões sociais a partir de uma perspectiva histórica e crítica. Por esse motivo, disciplinas como sociologia, teoria política, filosofia e economia fazem parte da grade curricular.
Veja onde cursar Serviço Social:
- Serviço Social na Unip
- Serviço Social na Estácio
- Serviço Social em São Paulo
- Serviço Social no Rio de Janeiro
- Serviço Social em Curitiba
- Serviço Social em Belo Horizonte
- Serviço Social em Fortaleza
- Serviço Social em Goiânia
O site Quero Bolsa é parceiro do Metrópoles.