Confira o que pode cair na prova de sociologia do Enem
Professor da disciplina, Leonardo Silvério, diz que não devem faltar questões sobre relações de trabalho e direitos humanos na avaliação
atualizado
Compartilhar notícia
Já revisou todo o conteúdo de sociologia para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018? Ainda dá tempo de conferir dicas do professor da disciplina do Alub, Leonardo Silvério, para tentar pontuar o máximo possível nas questões do caderno de humanas, que será aplicado no dia 4 de novembro.
De acordo com o especialista, três conteúdos serão exigidos dos participantes na avaliação: relações do mundo do trabalho, direitos humanos e formação étnico-racial no Brasil.
“No caso da sociologia, três coisas serão cobradas com afinco. Dentro da ideia da revolução industrial, as relações patrão e empregado serão abordadas sociologicamente a partir da divisão de classes, e também a partir da substituição do humano pela máquina. A valorização do trabalho maquinal perante o trabalho humano e de como o trabalho humano vai sendo menos valorizado ao longo das três revoluções industriais”, destacou.
Confira todas as dicas de sociologia para o Enem:
O professor explicou que, associado a essa temática, também serão cobradas questões de direitos humanos, de uma maneira geral. “Movimentos sociais e por que construímos direitos a partir da segunda guerra, além da contextualização histórico- social do debate de direitos humanos, muito ligado ao artigo 5º da nossa Constituição, devem ser assuntos centrais no exame”, informou.
Por fim, Silvério citou como possibilidade de conteúdo a ser incorporado na prova do Enem a questão da formação étnico-social do país. Dentro deste escopo, o professor destacou a relação do tema com o racismo, bem como da construção das opressões dentro de uma sociedade que vai basear sua construção a partir de uma questão étnica. A questão da visibilidade dos indígenas e da população negra quilombola também podem ser abordadas na prova de humanas.
Dica curinga
Uma recomendação do professor para quem está segue nessa reta final de preparação é dedicação ao máximo na hora do estudo. “Faltam alguns dias para a prova. É importante dedicar mais tempo aos conteúdos que você tem mais dificuldade, mas também revisar o conhecimento que já absorveu”, aconselhou.