Confira livros de geografia que podem te ajudar no Enem 2022
Veja dicas de leitura para você se preparar e se aprofundar para o exame que está marcado para acontecer no final deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O foco das questões de geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve envolver questões ambientais, agrárias, urbanização, globalização e a industrialização. Dentro deste cenário, o professor de geografia Raoni Lima, do EstudoPlay, separou algumas dicas de livros para os candidatos que irão realizar a prova no final deste ano.
A geografia tem como um dos seus objetivos compreender a dinâmica do espaço para ajudar no planejamento de ações humanas. Ela auxilia as pessoas a se familiarizar com as condições naturais, clima, vegetação, recursos naturais e as riquezas minerais.
As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano
Neste livro, o autor analisa a história da América Latina da colonização europeia até a contemporaneidade. Galeano explora temas sensíveis sobre a história do continente, como a miséria, dominação política e exploração econômica dos países latinos.
A obra, de 1971, foi banida na Argentina, Brasil, Chile e Uruguaia durante as suas respectivas ditaduras.
Por uma outra globalização, de Milton Santos
Lançado em 2000, o livro é uma crítica de Milton Santos sobre a produção capitalista difundida pela globalização de boa parte do mundo. A obra apresenta reflexões sobre as questões em torno da capitalização mundial, como fundamentos sociais, políticos e sobre as grandes corporações.
Milton Santos escreveu mais de 30 livros e quatrocentos artigos científicos ao longo de sua vida. Ele foi geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo.
Uma História do Mundo em Doze Mapas, de Jerry Brotton
Na obra, o autor analisa 12 mapas recriando o contexto de cada um deles, com histórias de quem os elaborou e o motivo de suas composições.
Os mapas presentes no livro são: A Geografia de Ptolomeu, 150 d.C; Al-Idrisi, 1154 d.C; O mapa-múndi de Hereford, 1300 d.C; O mapa mundial Kangnido, 1402 d.C; Martin Waldseemüller, mapa do mundo, 1507 d.C; Diogo Ribeiro, mapa do mundo, 1529; Gerard Mercator, mapa do mundo, 1569; Joan Blaeu, Atlas maior, 1662; Família Cassini, mapa da França, 1793; Halford Mackinder, “O eixo geográfico da história”, 1904; A projeção de Peters, 1973; e Google Earth, 2012.
Neste vídeo, o professor Wagner Rocha, do EstudoPlay, explica o que você precisa saber sobre a crise dos refugiados para se dar bem no Enem:
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.