Confira dicas de livros para gabaritar a prova de história do Enem
Saiba quais são as principais obras que você deve ler para fazer o exame, marcado para novembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com questões de diversas disciplinas. Dessa forma, estudantes devem ficar atentos a conteúdos que foram estudados durante todo o ensino médio e também focar em interpretação de texto. Levando isso em consideração, o professor Dinho Zâmbia, do EstudoPlay, separou algumas dicas de livros de história para quem irá realizar a prova em novembro deste ano.
Os livros são os melhores aliados para os estudantes que estão se preparando para o Enem e desejam aumentar o seu repertório sociocultural, principalmente para o desenvolvimento de uma boa redação na prova.
Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Uma obra das historiadoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, o livro Brasil: uma biografia apresenta, em 18 capítulos, a história do país desde sua colonização até a transição pós-ditadura militar. Com uma linguagem fluída, as autoras exibem um longo processo de embates e avanços dentro da historiografia brasileira.
Era dos Extremos: o breve século XX, de Eric Hobsbawm
A obra disserta sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e vai até a queda da União Soviética, no ano de 1991. Eric Hobsbawm é um célebre historiador inglês e um grande nome da intelectualidade.
História do Brasil, de Bóris Fausto
Fausto apresenta ao leitor os mais de 500 anos de história brasileira, mais especificamente entre os anos de 1500 a 2010, da formação do Brasil colonial ao fim do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey
Na obra, o autor trata da história do mundo e seus principais acontecimentos, desde o surgimento do homo sapiens no continente africano até os dias atuais. Blainey conta com uma linguagem didática e vibrante para conquistar o leitor.
História Geral e do Brasil, de José Geraldo Vinci de Moraes
Com participação de historiadores consagrados das principais universidades federais do Brasil, a obra percorre a historiografia brasileira indo da colonização do país até os dias atuais. O autor conta com uma linguagem simples, direta e rigorosa para apresentar ao leitor as principais transformações que aconteceram no país nos últimos anos.
Getúlio (1930-1945), de Lira Neto
Na obra, o autor apresenta como e por qual razão Vargas foi uma das maiores figuras políticas do Brasil no século XX. Presidente do Brasil na década de 30, Vargas foi o líder brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda
Na obra, o autor promove uma reinvenção da interpretação brasileira sobre a nação durante a década de 1930. Como o próprio título sugere, o livro investiga as origens da formação do povo brasileiro, se utilizando de teorias do alemão Max Weber.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.