Confira como a química orgânica pode cair no Enem 2022
Tema é um dos mais recorrentes no exame e diz respeito aos compostos de carbono, suas propriedades físicas, composições e reações
atualizado
Compartilhar notícia
A química orgânica é um dos principais e mais recorrentes conteúdos na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A área estuda principalmente os compostos formados por carbono, suas funções orgânicas, combustíveis e reações orgânicas. Para a prova, os alunos devem saber identificar e nomear as diferentes funções orgânicas e entender como funcionam as suas interações.
A base da química química orgânica está no carbono, com número atômico igual a seis, número de massa 12 e que pode realizar até quatro ligações químicas.
O professor de química Gustavo Pinheiro, do EstudoPlay, destaca que os estudantes devem entender os compostos orgânicos formados apenas de carbono e hidrogênio dentro das funções oxigenadas. Como, por exemplo, o álcool, aldeído, cetona e o ácido carboxílico.
Além disso, o professor ressalta a importância de saber reconhecer a polaridade de cada composto químico presente dentro da química orgânica.
“A polaridade é uma propriedade extremamente importante, reconhecer sua molécula polar ou apolar, isso faz o aluno diferenciar, não a solubilidade entre os compostos orgânicos. Mas também as forças intermoleculares presente nesse composto orgânico”, reforça o docente.
Para o Enem, Pinheiro sugere que o estudante saiba nomear os compostos orgânicos. A nomenclatura de cada grupo é orientada pela seguinte ordem: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Confira os prefixos utilizados:
Met: um carbono no composto;
Et: dois carbonos;
Prop: três carbonos;
But: quatro carbonos;
Pent: cinco carbonos;
Hex: seis carbonos;
Hept: sete carbonos;
Oct: oito carbonos.
O Enem costuma ter questões que exploram a ligação entre o conteúdo estudado e o cotidiano do candidato. Dessa forma, o professor do EstudoPlay avalia ser importante entender os hidrocarbonetos.
Além disso, o exame pode ter perguntas que vão desde os compostos responsáveis pelo mau cheiro do peixe até a metilamina (CH3–NH2).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.