Confira 10 dicas para estudar e arrasar nas provas do Enem
A coach Soraya Salomão elaborou uma lista com recomendações aos candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
O momento mais esperado pelos participantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 está se aproximando: as provas. No primeiro domingo de novembro (4/11), serão aplicadas questões de ciências humanas, linguagens e códigos. Também será o dia da tão temida redação. No domingo seguinte (11), os candidatos deverão desvendar os enigmas da avaliação de exatas. Ou seja, será a vez de solucionar os problemas de matemática e responder perguntas sobre ciências da natureza.
Para acertar o máximo de questões e fazer a prova com tranquilidade, a coach e especialista em desenvolvimento humano e carreiras Soraya Salomão elaborou uma lista com 10 recomendações para quem está determinado a obter a aprovação e seguir rumo ao ensino superior. Além de dicas de planejamento de estudos e de como se manter focado, há sugestões sobre como extravasar o estresse, driblar a ansiedade e seguir otimista ao longo da jornada.
Antes de conferir todas as dicas, Soraya recomenda que, nesta reta final de preparação para o exame, os candidatos aproveitem para “revisar o conteúdo”. O momento é de fixar as informações e desacelerar a mente. Confira as recomendações da especialista:
1 – Desligue todos os aparelhos eletrônicos
Quando o WhatsApp ou o telefone toca, funciona como um mecanismo de distração. Assim como a televisão, que quando passa o seu programa preferido e você resolve parar meia horinha para assisti-lo. Fuja. Desligue a TV, o rádio, o celular e qualquer outro aparelho que possa roubar sua concentração.
2 – Escolha o local certo
Estudar requer concentração. Gente falando e cachorro latindo são dificuldades que o estudante encontra para manter o foco. Coisas bagunçadas também desconcentram. Procure deixar o local de estudo o mais organizado possível, de forma que você ache as coisas facilmente.
3 – Escreva!
Apenas ler não basta, as informações fogem da nossa cabeça. Escrever é uma forma de mantê-las na mente.
4 – Faça um planejamento de tudo que você deve estudar por dia
Fazer um cronograma de estudos diminui a ansiedade e a sensação de que tem muitas coisas para estudar, além de evitar a dispersão.
5 – Alterne o modo de estudos
Em um momento você pode ler o conteúdo escrito; em outro, assistir uma aula on-line, fazer um quiz de questões da matéria ou ouvir gravações que você fez sobre o tema… Desse jeito, o cérebro absorve as informações e a alteração das habilidades faz com que ele processe mais rápido os dados.
6 – Crie pausas
Pequenas pausas são necessárias para que se mantenha o foco. Levante, tome uma água e respire fundo algumas vezes. Só então volte para os estudos. Você vai ver que seu rendimento será melhor.
7 – Anote suas dúvidas
As aulas servem para tirar dúvidas e não apenas para absorver o conteúdo. É nesse momento que a solução para questões que ficaram sem respostas quando estava estudando sozinho aparece.
8 – Exercite-se!
Estar fisicamente condicionado pode cooperar com a concentração.
9 – Descubra qual é a melhora hora do dia para você
Cada um funciona de um jeito. Algumas pessoas são muito concentradas no período da manhã e outras “funcionam melhor” à noite. Descubra o horário que você é mais produtivo e estude.
10 – Acredite que você consegue!
Estudar sem ter fé é complicado e desmotiva. Acredite que você está fazendo o melhor e que vai conseguir. Evite se comparar a outras pessoas. Tudo depende só de você.