metropoles.com

Comissão do Senado aprova criação do Sistema Nacional de Educação

Objetivo é facilitar a colaboração das redes de ensino da União, estados, Distrito Federal e municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelle Cristinne/PMA
Após 18 meses, escolas municipais de Aracaju retomam aulas presenciais
1 de 1 Após 18 meses, escolas municipais de Aracaju retomam aulas presenciais - Foto: Marcelle Cristinne/PMA

Em resultado unânime, a Comissão de Educação do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (11/11), a criação do Sistema Nacional de Educação. Aprovada em regime de urgência, a matéria vai direto ao plenário da Casa e, se aprovada, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A expectativa é de que o projeto seja votado já na próxima terça (16/11) pelos senadores. O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator da matéria no colegiado, Dário Berger (MDB-SC).

A proposta prevê que o SNE funcione como meio de articulação colaborativa das redes de ensino da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O objetivo é que o sistema opere como canal para alinhamento de políticas educacionais eficientes entre os entes federativos a fim de ampliar o acesso à educação básica de qualidade, equalizar oportunidades educacionais e erradicar o analfabetismo.

Os autores da matéria defendem que a fragmentação das competências em matéria de educação entre os diferentes entes federados e o baixo nível de articulação entre eles têm sido apontados como fatores de ineficiência das políticas educacionais no Brasil e de manutenção das desigualdades em matéria de educação.

O PLP visa, portanto, corrigir os problemas apontados ao estabelecer as regras de colaboração sem desrespeitar a autonomia administrativa de cada unidade da federação.

O relator da proposta na CE afirma que o texto final apresentado é “bem próximo do consenso”. “Esse texto foi construído a muitas mãos, após mais de 60 reuniões com entidades, associações, especialistas e, mais recentemente, com o próprio governo federal, por meio da Secretaria de Governo, do Ministério da Economia e do MEC [Ministério da Educação]”, enfatizou Berger.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?