metropoles.com

Com Cebraspe fora, Inep anuncia novo consórcio para o Enem 2017

Consórcio formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Vunesp será responsável pela aplicação e correção dos exames

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
cebraspe
1 de 1 cebraspe - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Conforme antecipou o Metrópoles em abril deste ano, um consórcio formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Vunesp será responsável pela aplicação e correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até o ano passado, a prova era realizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB). Por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o contrato não foi renovado depois da constatação de inconsistências jurídicas do Cebraspe.

Desde 2014, Cebraspe e Cesgranrio dividiam a organização do Enem, que envolve elaboração, logística de distribuição, segurança, preparação das equipes, aplicação e correção das provas do Enem em todo o país. No entanto, nenhuma das duas instituições passou por processo licitatório. Amparando-se em acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), foram contratadas diretamente pelo MEC devido à expertise que têm em realização de concursos.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, afirmou, nesta segunda-feira (26/6), que ainda não está definido o custo para a realização do exame.

A estimativa, no entanto, é a de que o contrato ultrapasse os R$ 619,2 milhões. O valor somente será divulgado quando todos os recursos interpostos por alunos que não tiveram sua inscrição confirmada forem avaliados.

Balanço do Inep divulgado nesta segunda-feira indica que o Enem teve 6.731.186 inscrições confirmadas de 7.603.291 realizadas. Do total de confirmadas, 590 mil foram contabilizadas depois de recursos administrativos e decisões judiciais. O número final de candidatos, de acordo com o Inep, poderá ser alterado. Isso porque há ainda recursos em avaliação. Este ano, 872.105 inscrições não foram confirmadas.

O Enem está marcado para os dias 12 e 19 de novembro. O esquema é diferente dos anos anteriores, quando as provas eram aplicadas apenas em um fim de semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?