Carreira: curso de Nutrição oferece várias possibilidades de atuação
Dos mais tradicionais aos mais modernos; conheça segmentos
atualizado
Compartilhar notícia
A busca por uma alimentação mais saudável faz com que o trabalho dos nutricionistas seja bastante requisitado. O trabalho do nutricionista tem como foco a promoção da segurança alimentar específica para cada organismo, avaliando as suas necessidades nutricionais, com o objetivo de garantir a boa saúde e o bem-estar de cada indivíduo. A atuação desses profissionais, no entanto, vai muito mais além do que propor receitas.
Para exercer a profissão, é preciso fazer um curso de Nutrição reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que dura, em média, quatro anos. Na grade curricular da formação, constam disciplinas como Anatomia, Biologia, Química e Psicologia, por exemplo.
Já formado, o profissional encontra vários seguimentos para seguir carreira, além de poder optar por cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva; Administração Alimentar; Desenvolvimento de Produtos Industriais; Docência e Pesquisa; Saúde coletiva, entre outros.
Dentre as diversas áreas de atuação do nutricionista, destacam-se:
Alimentação coletiva: nesse campo, o profissional pode trabalhar em pequenos restaurantes e em unidades de produção para servir a milhares de pessoas diariamente. Nesses quesitos estão a alimentação produzida para escolas, asilos, creches, hospitais e navios. Trabalha para adequar a produção de acordo com as normas sanitárias, zelando pelas boas práticas de manipulação de alimentos.
Indústria alimentícia: nessa área, o nutricionista pode desenvolver produtos e estudos experimentais para um novo gênero alimentício, além de participar do melhoramento de um produto que será introduzido no mercado de consumo.
Nutrição clínica e ambulatorial: os nutricionistas que optam por atuar no ambiente hospitalar têm como uma das atividades principais cuidar da alimentação dos pacientes e do monitoramento de suas condições nutricionais. Nessa área, o profissional pode se especializar no tratamento estético, de obesidade, doenças crônicas e intolerâncias alimentares, por exemplo.
Nutrição esportiva: essa é uma das áreas mais conhecidas de atuação dos nutricionistas. Nesse campo, os trabalhos mais conhecidos são de orientação a atletas e instrução de equipes participantes em competições esportivas. O nutricionista que trabalha com nutrição esportiva também está habilitado para acompanhar indivíduos que procuram por bons resultados em práticas de exercício físico.
Marketing na área de alimentação e nutrição: no marketing, os nutricionistas participam da elaboração de materiais técnicos e educativos sobre produtos alimentícios. Esse profissional ajuda na orientação sobre as vantagens de um produto e como ele deve ser utilizado.
Gastronomia: nesse ramo, o profissional formado em Nutrição pode desenvolver preparações de acordo com restrições alimentares e realizar adaptações de receitas.