metropoles.com

Capes: mais de 200 mil bolsas serão afetadas por falta de verbas

Os servidores da Capes trabalham pela reintegração do orçamento deste ano para realizar o pagamento dos bolsistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES3
1 de 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES3 - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Com o corte do governo federal imposto ao Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta terça-feira (6/12), que mais de 200 mil pesquisadores brasileiros não receberão o pagamento das suas bolsas.

“Retirou da Capes a capacidade de desembolso de todo e qualquer valor – ainda que previamente empenhado e liquidado – o que a impedirá de honrar os compromissos por ela assumidos, desde a manutenção administrativa da entidade até o pagamento das mais de 200 mil bolsas”, afirmou a fundação em uma nota divulgada nesta terça.

A Capes declarou que cobrou o imediato desbloqueio dos “recursos financeiros essenciais para o desempenho regular de suas funções, sem o que a entidade e seus bolsistas já começam a sofrer severa asfixia”.

Em nota, a Capes afirmou que a reintegração do orçamento será essencial para garantir o tratamento digno à ciência e seus pesquisadores. Para a Fundação, os pagamentos serão realizados assim que o valor for desbloqueado pelo Ministério da Economia.

Transição de governo

Com o remanejamento do orçamento realizado pelo Ministério da Economia, o grupo da transição de governo declarou que 114 mil estudantes, entre residentes de medicina e bolsistas da Capes poderão ficar sem pagamento neste ano.

Segundo o grupo de trabalho da transição da Educação, serão necessários R$ 480 milhões para cobrir as folhas de pagamento dos pesquisadores e estudantes.

Uma análise do grupo de transição mostrou que há problemas na regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e problemas em contratos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?