Capes desbloqueia 1,2 mil bolsas suspensas após cortes na Educação
Órgão relatou que os recursos serão mantidos por se tratarem de “programas de excelência”
atualizado
Compartilhar notícia
Após anunciar, na última quinta-feira (09/05/2019), a suspensão da concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado em universidades pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o governo federal resolveu liberar 1.224 bolsas de pesquisa de programas com notas 6 e 7, os conceitos mais elevados na avaliação da coordenação.
Segundo relataram coordenadores e universitários ao O Globo, os auxílios estavam presentes no sistema na manhã desta segunda-feira (13/05/2019).
A Capes informou também que devolveu outras 100 bolsas destinadas a doutorandos que estão retornando do exterior para concluir suas pesquisas.
Das 4.798 bolsas congeladas na semana passada, por, segundo a Capes, serem “ociosas”, restam cerca de 3,5 mil ainda bloqueadas.
Questão econômica
O órgão relatou que as bolsas foram devolvidas por se tratarem de “programas de excelência”. Segundo a Capes, a medida não será retomada de uma forma geral, pois “depende da questão econômica”.
De acordo com a instituição, casos de pesquisadores que estavam prestes a receber o auxílio após terem sido aprovados em editais serão analisados individualmente.