metropoles.com

Candidatos que fraudaram Enem 2016 serão eliminados, diz Inep

Em nota, instituto informou que vai responsabilizar pessoas envolvidas em fraudes e pediu à SSP-DF informações em caráter de urgência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
prova enem
1 de 1 prova enem - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encarregado pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, afirmou nesta segunda-feira (30/10) que vai eliminar candidatos aprovados por meio de fraude nas provas do ano passado. A decisão foi tomada após a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizar operação para desarticular grupo especializado em burlar seleções públicas no DF e em Goiás.

Diante da notícia sobre a prisão preventiva de cinco investigados, três detenções temporárias e condução coercitiva de oito pessoas, o Inep encaminhou ofício à Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF) para obter informações em caráter de urgência, uma vez que, segundo a Polícia Civil, o Enem 2017 seria o próximo alvo da quadrilha. As provas desta edição começam no domingo (5/11).

“A partir das informações obtidas e do que for constatado, o Inep tomará as providências cabíveis, delimitando as responsabilidades, eliminando eventuais beneficiários de esquemas fraudulentos na edição de 2016”, informou o instituto, em nota divulgada na tarde desta segunda (30).

Segurança
No texto, o Inep anunciou reforço no esquema de segurança do Enem 2017. “Pela primeira vez, as provas serão personalizadas, com identificação do nome e número de inscrição”, detalhou o instituto. Além disso, pela primeira vez, será usado detectores de ponto eletrônico.

“Todos os requisitos de 2016 foram garantidos, como a identificação biométrica, o detector de metal nas portas de banheiros e escoltas para entrega das provas”, disse o Inep. O instituto ainda acrescentou que o Enem é realizado em parceria com o serviço de inteligência da Polícia Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?