metropoles.com

Calendário de universidades segue suspenso após liberação do Sisu

Ao menos 19 instituições de ensino adotaram a medida para aguardar posicionamento do Ministério da Educação, segundo a UNE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Macedo / Agencia RBS
Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância
1 de 1 Sisu oferecerá vagas em universidades para ensino a distância - Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Apesar de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter autorizado a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nessa terça-feira (28/01/2020), algumas universidades federais ainda estão com o calendário suspenso para aqueles que disputam uma vaga nas instituições.

A União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade de representação nacional, elaborou uma lista com ao menos 19 universidades que estão com o cronograma suspenso.

As instituições de ensino publicaram notas informativas nos sites. Por enquanto, não foram divulgadas datas específicas para a volta do cronograma.

“A Universidade Federal de Santa Catarina informa que está suspenso o cronograma inicialmente divulgado quanto aos prazos e procedimentos de matrícula dos candidatos a ingresso pelas notas do Enem (vagas suplementares para negros) e via Sisu”, diz a nota da UFSC.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informa que “assim que o Inep/MEC responder aos questionamentos que compõem a decisão liminar e a questão for resolvida, a universidade divulgará as listas dos processos seletivos afetados”.

Entenda
O impasse ocorre após candidatos apontarem erros na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. O Ministério da Educação admitiu que encontrou “inconsistências” no exame que atingiram cerca de 5 mil participantes.

A Justiça Federal de São Paulo determinou que o governo comprovasse a correção de erros no resultado das provas do Enem 2019. A decisão pediu ainda a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu, prevista para ocorrer nessa terça-feira.

Segundo a Defensoria Pública da União, as falhas na correção podem atingir todos os candidatos e, consequentemente, prejudicar a lisura do Exame.

O MEC informou que, com a liberação do STJ, os candidatos às 237 mil vagas do Sisu poderão acessar os resultados oficiais no portal ainda na noite dessa terça-feira (28/01/2020).

Mais de 3,4 milhões de inscrições foram realizadas. Quem não for contemplado agora, poderá participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?