metropoles.com

Após polêmica sobre racismo, Inep altera gabarito de questão do Enem 2020

Acusado de racismo, órgão reviu correção da alternativa que considerava “imaturidade” o fato de uma mulher negra não querer alisar o cabelo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
lista aprovados concurso
1 de 1 lista aprovados concurso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou, nesta quinta-feira (28/1), o gabarito de uma das questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2020. A mudança aconteceu após alguns candidatos apontarem racismo na alternativa até então indicada como correta.

A questão traz uma passagem do romance “Americanah”, de 2013, da escritora e pensadora feminista negra Chimamanda Ngozi Adichie, reconhecida por abordar temas como a resistência negra e o preconceito.

Na avaliação, o trecho apresenta o diálogo de uma cabeleireira com uma das personagens sobre a possibilidade de ela alisar o cabelo. “Eu gosto do meu cabelo do jeito que Deus fez”, foi a resposta.

A questão que gerou polêmica

A partir da questão, o Inep perguntou aos estudantes quais argumentos sustentam o posicionamento da personagem ao reforçar o desejo de manter o seu cabelo natural. O susto veio aí, na hora da correção.

De acordo com o gabarito oficial, a resposta certa era a letra D: os argumentos “demonstram uma postura de imaturidade”. Já os gabaritos extraoficiais indicavam como certa a letra C: “revelam uma atitude de resistência”.

Nesta quinta, o Inep aderiu à resposta do gabarito extraoficial, indicando a letra C como alternativa correta.

“A autarquia verificou que uma modificação feita no gabarito após o retorno das provas para o Inep não foi salva no banco de dados. Em função disso, a área técnica providenciou uma revisão no material e o instituto já disponibilizou as versões corrigidas no seu portal”, explicou o Inep em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?