metropoles.com

Após debandada de pesquisadores, diretor da Capes pede demissão

Flávio Camargo, diretor de Avaliação da entidade, pediu exoneração e se tornou a primeira baixa no alto escalão do órgão, em meio à crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Capes
1 de 1 Capes - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Flávio Camargo, pediu demissão nessa terça-feira (14/12) em meio a uma crise na entidade, que tem enfrentado debandada de pesquisadores. A saída de Camargo é primeira baixa no alto escalão do órgão.

Em nota (leia a íntegra abaixo), a Capes afirmou que o desligamento do professor Flávio Camargo se deu a pedido e devido a problemas de saúde.

A presidência da fundação está reunida, na manhã desta quarta-feira (15/12), com os demais diretores para a indicação de um novo nome para a Diretoria de Avaliação. Segundo o órgão, será “um ou uma cientista de renome nacional com total capacidade e compromisso para condução da avaliação quadrienal”.

“Para a segurança da academia e a estabilidade de todo sistema, indicarei com muita cautela o nome de um ou uma grande cientista, a fim de que a academia se sinta muito segura na condução do processo de avaliação, que é meta inarredável da minha presidência”, afirmou Cláudia Queda de Toledo.

A debandada da Capes soma 114 profissionais, entre coordenadores e consultores de quatro das 49 áreas de avaliação da pós-graduação. Na semana passada, 34 pesquisadores da área de engenharias (aeroespacial, mecânica, naval e oceânica e de produção) renunciaram aos cargos. Pesquisadores das áreas de química, matemática e física já haviam renunciado, todos insatisfeitos com a atual gestão da Capes, que é presidida por Cláudia Queda de Toledo.

Além de criticar a gestão do órgão, os pesquisadores denunciam supostas pressões para acelerar a abertura de novos cursos e aprovar ofertas a distância. Eles também falam em descaso para a retomada da avaliação dos programas, que chegou a ser interrompida pela Justiça.

A Capes informou que está promovendo a substituição dos quatro coordenadores de áreas da avaliação que renunciaram nos últimos dias.

Disputa judicial

Capes e a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiram na Justiça a retomada da avaliação quadrienal, um dos motivos que levou os profissionais a abandonarem os cargos.

A presidente Cláudia Queda de Toledo ressaltou ter feito um pedido aos coordenadores para que permaneçam colaborando com a avaliação, pois todos são essenciais ao trabalho. A Capes é uma agência vinculada ao Ministério da Educação. O órgão é responsável pelos cursos de pós-graduação e também presta apoio às universidades na expansão do ensino stricto sensu em todos os estados brasileiros.

Leia a íntegra da nota da Capes:

A CAPES vem a público manifestar seu agradecimento pelo trabalho e pela dedicação de Flávio Camargo, que esteve à frente da Diretoria de Avaliação desde setembro de 2020, e estimar melhoras em seu estado de saúde. A Presidência da Fundação comunica, ainda, que está reunida, na manhã desta quarta-feira, 15, com os demais diretores, para discussão do tema.

Em relação ao processo de avaliação da pós-graduação, a CAPES informa que determinou a substituição dos quatro coordenadores de áreas da avaliação que renunciaram nos últimos dias, de acordo com o Estatuto.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, reforça o compromisso da Fundação com o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). “Para a segurança da academia e a estabilidade de todo sistema, indicarei com muita cautela o nome de um ou uma grande cientista, a fim de que a academia se sinta muito segura na condução do processo de avaliação, que é meta inarredável da minha presidência”, afirma Cláudia Queda de Toledo.

A CAPES dará continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Avaliação. Trata-se de um processo que envolve aproximadamente 60 servidores e mais de 4,5 mil consultores. O momento é de união em prol da qualidade da pós-graduação brasileira e do bom andamento dos trabalhos.

Coordenação de Comunicação Social (CCS)/Capes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?