metropoles.com

Alunos sem Fies e Prouni têm 4 vezes mais chances de deixar faculdade

Taxa de evasão de alunos sem esses programas foi de 26,2% em 2019. Entre os alunos com Fies, a taxa de evasão ficou em 6,4%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas
1 de 1 Inscrições do Fies 2020/2 são adiadas - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa de evasão de alunos que não contam com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (Prouni) é até quatro vezes maior que a de estudantes que participam desses programas.

Em 2019, 26,2% dos alunos sem Fies e sem Prouni deixaram a faculdade logo no primeiro ano. Entre os alunos com Fies e com Prouni, a taxa de evasão ficou, respectivamente, em 6,4% e em 8,8% nesse mesmo ano.

Os dados constam na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado nesta terça-feira (8/6) pelo Instituto Semesp. O levantamento tem como base o Censo do Ensino Superior 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

O Fies é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Após a conclusão do curso, o estudante realiza a amortização do saldo devedor.

Já o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Importância do financiamento

Para o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, os números reforçam a importância que o financiamento tem para a escolha do curso.

“O aluno que ingressa com Fies/Prouni entra mais vocacionado, escolhendo o curso e a IES [Instituição de Ensino Superior] que quer cursar, daí a menor evasão. Sem programas de financiamento a evasão é maior porque o estudante escolhe pela facilidade de ingresso e pelo preço do curso, sem levar em consideração a vocação”, explica.

“Todo ano, milhares de estudantes do ensino médio fazem o Enem e prestam vestibulares, mas não conseguem ingressar no ensino superior. Faltam políticas públicas de acesso mais eficientes e que diminuam essa diferença entre o número de vagas ofertadas e preenchidas em programas como o Fies e o ProUni”, avalia.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil mostra também que a taxa de evasão é maior na modalidade Ensino à Distância (EAD) se comparada à presencial. Cerca de 30,7% dos alunos de cursos presenciais na rede privada abandonaram o ensino superior. Já a taxa de evasão de cursos EAD na rede pública é de 35,4%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?