metropoles.com

Alunos denunciam pichações racistas em banheiro da Unesp

Os alvos foram alunas que integram o coletivo feminino da faculdade, criado para discutir machismo, racismo, ‘gordofobia’ e relacionamento abusivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unesp
Unesp
1 de 1 Unesp - Foto: Reprodução/Unesp

Estudantes encontraram pichações com teor racista e homofóbico, nesta segunda-feira (30/11), no banheiro masculino do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Bauru, interior de São Paulo. Os alvos foram alunas que integram o coletivo feminino da faculdade, criado para discutir machismo, racismo, ‘gordofobia’ e relacionamento abusivo na universidade.

Três alunas tiveram os nomes grafados nas paredes do banheiro, ao lado de ofensas e termos chulos. Junto ao nome de uma delas foi escrito “preta fedida”. Há uma semana, a Unesp apresentou relatório final de um processo interno que investigou outra ocorrência de pichações racistas, em julho deste ano, que tiveram como alvo principal o professor Juarez Xavier, coordenador do curso de Jornalismo e do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão (Nupe). O relatório foi concluído com um pedido de desculpas da Unesp ao professor e aos alunos negros.

O novo episódio levou o professor a se posicionar em seu perfil no Facebook, afirmando que “o fascismo volta a mostrar a cara na Unesp/Bauru” e que as ações “ofendem nossa consciência política e social”.

A aluna Nathalia Rocha, uma das ofendidas, lamentou a atitude “machista, racista e covarde” dos autores das pichações. “Desta vez a covardia foi direcionada a três grupos e às minorias. O coletivo se reúne contra várias fobias e isso incomoda”, disse.

De acordo com Xavier, as pichações foram registradas e o caso deve ser levado à administração do câmpus. “Vamos decidir o que fazer e também encaminhar essa questão para o debate.” A chefe do Departamento de Comunicação Social, Maria Eugenia Porem, vai convocar os docentes e representantes dos alunos para uma ação conjunta contra esse tipo de crime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?