metropoles.com

Aluna dá a dica para redação nota mil no Enem: “Fugir do senso comum”

A pernambucana Catarina Moura, de 18 anos, tirou nota máxima na redação e sonha cursar medicina na Universidade Federal de Pernambuco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes sociais / reprodução Metrópoles
Carina Moura Enem nota mil
1 de 1 Carina Moura Enem nota mil - Foto: Redes sociais / reprodução Metrópoles

A pernambucana Carina Moura, de 18 anos, está entre os vestibulandos que tiraram a nota máxima da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o resultado antecipado para esta quinta-feira (9/2), ela descobriu que não foi apenas bem no texto, mas tirou nota mil e já se sente confiante em uma aprovação para o curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A moradora de Frei Miguelinho, município pernambucano com cerca de 15 mil habitantes, disse que apostou na criatividade, repertório e outras exigências no estilo dissertativo-argumentativo do Enem.

“Era o meu sonho gabaritar, mas eu achava algo utópico, mesmo tendo amado o tema e sabendo que tinha escrito bem, por ter facilidade com redação. Meu problema era falta de repertório e eu corri atrás para aprender, fazendo duas redações por semana. Fugir do senso comum faz diferença. Agora é rezar pela aprovação final em Medicina”, disse a menina ao jornal O Globo.

Neste ano, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, onde Carina apostou no Romantismo – período da literatura marcado pelo forte sentimento de busca pela identidade nacional e exaltação aos povos tradicionais.

Nos dois parágrafos de desenvolvimento, ela falou sobre a negligência governamental e sobre a não valorização da cultura e saberes do Brasil, parafraseando o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e a filósofa Sueli Carneiro.

Na conclusão, Carina apontou a necessidade de o governo federal ampliar a verba para essas pessoas e comunidades, incentivar projetos e palestras de conscientização e priorizar a fiscalização de territórios para garantir que os direitos sejam respeitados.

Pelas redes sociais, ela comemorou a nota mil:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?