metropoles.com

A duas semanas da prova, veja como se preparar para o Enem 2019

Para chegar bem no dia do exame, professores recomendam reduzir os estudos e focar a resolução de exercícios de provas de outros anos

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
aluno depressão  ansiedade enem
1 de 1 aluno depressão ansiedade enem - Foto: iStock

A proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro – pode deixar os candidatos ansiosos, mesmo aqueles que se prepararam durante meses. Você já estudou os principais assuntos e revisou as matérias. E agora? O que fazer nestas semanas que antecedem o processo seletivo?

Para chegar bem no dia do exame, professores recomendam reduzir os estudos, focar a resolução de provas de outros anos e adotar diferentes técnicas de relaxamento para ajudar no nervosismo.

“O ideal é reduzir o ritmo de estudos, fazer provas anteriores e exercícios simulados, e experimentar na prática o que é a prova”, recomenda a educadora Andrea Ramal. Ela sugere ao aluno que faça uma prova inteira, de preferência em um ambiente fechado e sem interrupções, com água e lanche, para se habituar à sensação de ficar por quatro ou cinco horas debruçado sobre a prova.

“Enem é prova de resistência física, por ficar sentado tanto tempo, e psicológica. Chegar à prova com a mente muito cansada não é recomendado”, completou. Ramal aconselha também que os candidatos procurem fazer algumas atividades de relaxamento, de respiração e tenham momentos de lazer a poucos dias da prova.

Papel do professor
O professor de geografia e diretor do colégio Exatas, Sérgio Agner, enfatiza a importância do papel do professor para ajudar a amenizar a pressão que o aluno sente. “O estudante precisa entender que a prova de vestibular é apenas um momento de avaliação e não um retrato fiel de todos os estudos que ele desenvolveu ao longo do ano”, defendeu.

A rotina equilibrada também é fundamental nesse período. “O aluno precisa focar e aprofundar o que ele já sabe, para ter segurança na hora do exame. Não adianta tentar aprender algo novo e ficar inseguro com o tema”, acrescenta. De acordo com Sérgio, o candidato deve saber como equilibrar os estudos e a hora de relaxar: assistir a documentários, ler livros e sair com amigos, o que é importante nessa fase da vida.

O professor aconselha: “É preciso medir os excessos”. Ao longo do ano, o estudante deve relaxar com os amigos, mas à medida que a prova se aproxima, é necessário se divertir de maneira saudável.

Andrea destaca também a importância do apoio da família nesse momento pré-Enem. “É importante evitar situações de pressão: ‘Essa hora todo mundo estudando, e você não’, ‘Só quero ver se vai passar, seu irmão passou’. Pode não parecer, mas isso abala o candidato”, apontou.

Fique por dentro
As provas do Enem serão realizadas no dias 3 e 10 de novembro. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os locais de exame para os 5,1 milhões de participantes da edição deste ano. As informações estão no Cartão de Confirmação do candidato, que pode ser acessado na página do estudante na internet ou pelo aplicativo do Enem.

Além do local de prova, os candidatos podem conferir o número de inscrição, as datas e os horários da prova, a opção de língua estrangeira e o tipo de atendimento específico ou especializado que foi solicitado e aprovado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?