metropoles.com

Educação: alfabetização de crianças do 2º ano chega a 56%

Dado consta no 1º relatório do Indicador Criança Alfabetizada. Patamar é maior do que o registrado no período pré-pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo/Seduc
Professora ensina aluno
1 de 1 Professora ensina aluno - Foto: Arquivo/Seduc

O governo federal divulgou, neste terça-feira (28/5), os primeiros resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Os dados apontam que, em 2023, 56% das crianças do segundo ano do ensino fundamental atingiram o patamar de alfabetização indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O número ultrapassa o nível pré-pandemia da Covid-19. Em 2019, o índice registrado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) era de 55%. Já em 2021, durante a emergência em saúde, o percentual foi de 36%.

A meta do governo é superar a taxa de 80% da alfabetização de estudantes da rede pública até 2030.

Os resultados também apontam uma melhoria nas taxas de alfabetização em todos os estados. O Ceará, que acumula os melhores índices, chegou a 85% da faixa etária estipulada pelo governo.

Em seguida vem Paraná, com 73%. Os estados com menores índices foram Sergipe (31%), Bahia (37%) e Rio Grande do Norte (37%).

Os dados do indicador foram divulgados durante a reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Lançado pelo MEC, o compromisso é uma colaboração entre governo federal, estados e municípios para garantir o direito à alfabetização de crianças por todo o país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?