Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio nesta quarta
Em seu quarto mandato, Paes foi reeleito em 1º turno, conquistando 60,47% do total, o que equivale a mais de 1,8 milhão de votos
atualizado
Compartilhar notícia
Reeleito para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) tomou posse nesta quarta-feira (1º/1) na Câmara Municipal, no bairro da Cinelândia. Este é o quarto mandato do prefeito. Além dele, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e os vereadores também foram empossado.
“Primeiramente, é tetra”, disse o prefeito, logo no início de seu discurso, em que destacou que é o prefeito mais longevo da capital carioca.
“Vou ficar os 4 anos de mandato. O Rio me dá essa honra de ser 4 vezes prefeito dessa cidade. O mais longevo. Vou me dedicar muito e não escondo isso de ninguém”, disse Paes.
Ao falar sobre medidas a serem tomadas em uma nova gestão, o prefeito criticou o governo do estado. “No campo da segurança pública, vamos continuar auxiliando o governo do estado, que é o que tem os meios para combater esse problema. Se não tiver a segurança pública funcionado, a prefeitura vai sempre ajudar, mas a gente precisa que o governador assuma isso.”
Eduardo Paes foi reeleito em primeiro turno, conquistando 60,47% do total, o que equivale a mais de 1,8 milhão de votos. Em segundo lugar, ficou o deputado Alexandre Ramagem (PL). Ele obteve 30,81% dos votos válidos, ou seja: 948 mil eleitores.
Também tomaram posse 51 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. A lista inclui Carlos Bolsonaro (PL), Marcio Ribeiro (PSD) e Tainá De Paula (PT).
A partir desta quarta, 23 novos vereadores ingressarão no parlamento municipal. Entre eles, está Leniel Borel (PP), pai de Henry Borel, o menino morto em 2021 pelo ex-vereador Jairinho e pela mãe Monique Medeiros.
Caminhada política
Bacharel em direito, Paes tem uma longa caminhada pela política, tendo sido eleito vereador em 1996. Sem finalizar o mandato, foi eleito deputado federal em 1998 e reeleito em 2002. Esse será o quarto mandato de Paes como prefeito da cidade. Ele assumiu o cargo por dois mandatos, de 2009 até 2017, e foi eleito novamente em 2020, chegando agora a mais uma reeleição.
Eduardo Paes é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e concorreu nas eleições deste ano pela coligação É O Rio Seguindo Em Frente, que une os partidos Podemos, PRD, DC, Agir, Solidariedade, Avante, PSB, PDT, Federação Brasil Da Esperança- Fe Brasil (PT/PC do B/PV), PSD.