metropoles.com

Eduardo Paes toma posse como prefeito do Rio nesta quarta

Em seu quarto mandato, Paes foi reeleito em 1º turno, conquistando 60,47% do total, o que equivale a mais de 1,8 milhão de votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Facebook Eduardo Paes
Eduardo Paes
1 de 1 Eduardo Paes - Foto: Divulgação/Facebook Eduardo Paes

Reeleito para a Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) tomou posse nesta quarta-feira (1º/1) na Câmara Municipal, no bairro da Cinelândia. Este é o quarto mandato do prefeito. Além dele, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e os vereadores também foram empossado.

“Primeiramente, é tetra”, disse o prefeito, logo no início de seu discurso, em que destacou que é o prefeito mais longevo da capital carioca.

“Vou ficar os 4 anos de mandato. O Rio me dá essa honra de ser 4 vezes prefeito dessa cidade. O mais longevo. Vou me dedicar muito e não escondo isso de ninguém”, disse Paes.

Ao falar sobre medidas a serem tomadas em uma nova gestão, o prefeito criticou o governo do estado. “No campo da segurança pública, vamos continuar auxiliando o governo do estado, que é o que tem os meios para combater esse problema. Se não tiver a segurança pública funcionado, a prefeitura vai sempre ajudar, mas a gente precisa que o governador assuma isso.”

Eduardo Paes foi reeleito em primeiro turno, conquistando 60,47% do total, o que equivale a mais de 1,8 milhão de votos. Em segundo lugar, ficou o deputado Alexandre Ramagem (PL). Ele obteve 30,81% dos votos válidos, ou seja: 948 mil eleitores.

Também tomaram posse 51 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. A lista inclui Carlos Bolsonaro (PL), Marcio Ribeiro (PSD) e Tainá De Paula (PT).

A partir desta quarta, 23 novos vereadores ingressarão no parlamento municipal. Entre eles, está Leniel Borel (PP), pai de Henry Borel, o menino morto em 2021 pelo ex-vereador Jairinho e pela mãe Monique Medeiros.

Caminhada política

Bacharel em direito, Paes tem uma longa caminhada pela política, tendo sido eleito vereador em 1996. Sem finalizar o mandato, foi eleito deputado federal em 1998 e reeleito em 2002. Esse será o quarto mandato de Paes como prefeito da cidade. Ele assumiu o cargo por dois mandatos, de 2009 até 2017, e foi eleito novamente em 2020, chegando agora a mais uma reeleição.

Eduardo Paes é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e concorreu nas eleições deste ano pela coligação É O Rio Seguindo Em Frente, que une os partidos Podemos, PRD, DC, Agir, Solidariedade, Avante, PSB, PDT, Federação Brasil Da Esperança- Fe Brasil (PT/PC do B/PV), PSD.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?