Eduardo Paes: “Não temos garantia de que as doses sejam suficientes”
Secretário diz que procura foi alta, em especial por quem não mora na cidade. Cariocas foram pegos de surpresa: “tem, mas acabou”
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A procura acima da expectativa, em especial a busca pela vacina contra a Covid-19 por pessoas de outros municípios nas unidades de Saúde do Rio, foi a motivação para que a Prefeitura do Rio suspendesse a imunização pela segunda vez na cidade.
Esta sexta-feira (12/3) estava reserva da aos idosos com 75 anos, mas só podem receber o imunizante aqueles com mais de 76 ou os que estão agendados para a segunda dose.
“Vacina? Aqui no Rio tem, mas acabou. Como tudo no serviço público. Não temos leitos, cuidados e serviços oferecidos de forma segura. Saí de casa para ser vacinada e voltei pra casa frustrada”, lamenta a carioca aposentada Wania Silva, de 75 anos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, das 460 mil doses já aplicadas no Rio, 42 mil — ou quase 10% — foram “para outros munícipes”, sobrecarregando o serviço. Soranz defende um calendário único para a Região Metropolitana, evitando o deslocamento de moradores de outras cidades para a capital.
“Temos que iniciar uma discussão sobre um calendário único de vacinação para a região metropolitana para que as pessoas possam se vacinar perto das suas casas”, afirmou o secretário de Saúde.
A decisão pegou todos os cariocas de surpresa, pois a suspensão da vacina só foi comunicada pela equipe da secretaria depois que o prefeito publicou a informação em suas redes sociais, após 21h de quinta-feira (11/3).
“Infelizmente teremos que suspender a vacinação prevista para amanhã e sábado para as pessoas de 75 anos. Tivemos uma procura acima da expectativa e não temos garantia de que as doses que já dispomos sejam suficientes”, escreveu o prefeito em seu Twitter.
Na manhã desta sexta-feira, o secretário Daniel Soranz reforçou que não há doses e não há como atender a todas as pessoas com segurança. “A gente suspendeu porque não tinha como garantir a vacinação”, completou.
Vacinação nesta sexta-feira:
Duque de Caxias: 77 anos
Mesquita: 75 anos
Nilópolis: 75 anos
São João de Meriti: 75 anos ou mais
Nova Iguaçu: 76 anos ou mais
Belford Roxo: 72 anos ou mais
Japeri: 75 anos ou mais
Magé: 76 anos ou mais
Queimados: 75 anos
Guapimirim: sem vacinação nesta sexta
Seropédica: 82 anos
Niterói: 77 anos ou mais
São Gonçalo: 77 anos
Paracambi: 75 anos nos postos de saúde e acamados acima de 90 anos em casa
Maricá: 80 a 84 anos com vacinação feita em casa pelos agentes da prefeitura
Tanguá: 75 a 79 anos
Itaboraí: sem vacinação nesta sexta