metropoles.com

Leite se reúne com Lula e pede ajuda para manter empregos

Eduardo Leite, governador do RS, solicitou criação de programa para evitar demissões e ajuda para recompor receitas do governo estadual

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução de vídeo de Isabella Cavalcante
Homem de terno
1 de 1 Homem de terno - Foto: Reprodução de vídeo de Isabella Cavalcante

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), chegou ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5/6) para um evento alusivo ao Dia do Meio Ambiente. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros governadores estavam presentes.

Segundo Leite, dois pleitos principais foram rapidamente mencionados pelo governador: o programa para manutenção de emprego e renda, aos moldes do que ocorreu na pandemia da Covid-19, e a recomposição de receitas destinadas ao estado gaúcho.

Ele disse sobre a sobre reunião com Lula: “Não tivemos conversa a sós, foi uma conversa com os governadores. Tenho expectativa. O presidente [Lula] vai ao Rio Grande do Sul amanhã, inclusive me convidou a ir junto com ele no avião, para que a gente possa conversar”.

“Coloquei na mão dele o expediente em que fazemos os pontos mais críticos: manutenção de emprego e renda, e perda da arrecadação”, afirmou Leite. “Entreguei e resumi esses dois pontos, que precisam ser endereçados, e o presidente prometeu uma análise junto à sua equipe, inclusive vamos ao Ministério da Fazenda no início da tarde.”

Na conversa, o governador entregou um ofício ao presidente para esmiuçar as demandas.

Mais cedo, o governador falou aos jornalistas sobre a urgência de um programa de emprego e renda. “É urgente, é para já. Se não for entregue rapidamente, podemos estar diante de muitas demissões evitáveis”, ressaltou. De impacto na arrecadação, segundo ele, seria algo na faixa de R$ 6 bilhões a R$ 10 bilhões, “que precisariam ser sustentados pela União, como foi na pandemia”.

Veja:

Eduardo Leite conversa com Marina Silva

O governador disse ter sido convidado ao evento desta manhã pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, com quem tem conversado.

Ao sair do evento, Lula disse que iria convidar “governadores para tomar um café” em seu gabinete.

“Na semana passada, conversei com a ministra Marina Silva. Temos um comitê científico de adaptação e resiliência climática. Estamos pedindo contribuição de mais especialistas”, disse Leite.

Ainda na passagem por Brasília, o governador do RS terá uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta quarta.

Questionado se participará das agendas de Lula no Rio Grande do Sul na quinta-feira (6/6), o governador afirmou ter tomado “conhecimento pela imprensa” da ida do chefe do Executivo, mas que se organizará para estar presente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?