metropoles.com

Eduardo Cunha alega suspeição de Moro e quer anular condenações

A intenção é aproveitar a decisão que anulou os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato. A intenção é aproveitar a decisão que anulou os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o ex-parlamentar também seja beneficiado.

Cunha foi condenado a 14 anos e 5 meses por suposta corrupção na aquisição de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, pela Petrobras. A intenção também é anular uma segunda pena, de 15 anos e 11 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por recebimento de propina em contratos de fornecimento de 2 navios-sondas.

Atualmente, ele cumpre pena em regime domiciliar.

Para os advogados de Cunha, mensagens apreendidas na Operação Spoofing e tornadas públicas demonstram suposto conluio de Moro e a força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente da Câmara. O pedido é recheado de trechos captados e vazados.

Em um deles, Moro se manifesta contra uma suposta delação de Cunha um ano depois, em mensagem enviada ao procurador Deltan Dallagnol, que chefiava a força-tarefa.

“Rumores de delação do Cunha… Espero que não procedam”, escreveu o então juiz. “Só Rumores. Não procedem. Cá entre nós, a primeira reunião com o advogado para receber anexos (nem sabemos o que virá) acontecerá na próxima terça. […] Sempre que quiser, vou te colocando a par”, respondeu Deltan. Moro reiterou: “Sou contra, como sabe”.

A petição ainda argumenta que Moro agiu com parcialidade, ao decretar sua prisão preventiva; rejeitar provas e ouvir testemunhas que indicou no processo; negar sua liberdade provisória; publicar artigo em que se refere a ele como “preso ilustre”; e ao transferi-lo para o Complexo Médico Penal de Curitiba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?