metropoles.com

Eduardo Campos recebia propina na Suíça, afirma Ministério Público

De acordo com a denúncia, ex-governador Eduardo Campos era beneficiário de pagamentos feitos em uma conta em nome de um tio na Suíça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Eduardo Campos em Brasília
1 de 1 Eduardo Campos em Brasília - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Uma denúncia criminal apresentada na Justiça Federal em Pernambuco aponta que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) era beneficiário de pagamentos feitos em uma conta em nome de um tio na Suíça. O político morreu após um desastre aéreo em 2014.

Segundo a acusação apresentada pelo Ministério Público Federal, em troca de favorecimento no governo do pessebista entre os anos de 2007 e 2014, a empreiteira Odebrecht fez repasses que somaram R$ 771,5 mil, o equivalente a R$ 4 milhões atualmente. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A acusação, que é um desdobramento da Operação Lava Jato e foi oferecida após cooperação internacional com autoridades do país europeu, que enviaram ao Brasil dados da conta, está sob segredo de Justiça. A denúncia foi aceita no último mês de setembro pela juíza federal Amanda Diniz Araújo.

Entre os acusados do crime de lavagem de dinheiro estão a viúva de um tio do ex-governador, Sandra Leote Arraes, e Aldo Guedes, ex-dirigente da Copergás, principal estatal de Pernambuco. Ele também era ex-sócio de Campos. Outros dois acusados são colaboradores da Justiça.

A denúncia feita pelo Ministério Público aponta ainda o suposto pagamento de propina pela empreiteira Galvão Engenharia, no entanto, os pagamentos teriam sido realizados no Brasil.

O PSB e a família do ex-governador não se pronunciaram sobre o caso.

Eduardo Campos

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morreu em 2014, durante a campanha eleitoral, quando disputava a Presidência da República, em um acidente aéreo, no litoral paulista.

Quase 10 anos depois, sua força política permanece. O filho dele, João Campos é, atualmente, prefeito de Recife. Também filho, Pedro Campos foi eleito em 2022 para a Câmara Federal, ambos pelo PSB.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?