metropoles.com

Eduardo Bolsonaro reclama no Twitter da criminalização da homofobia

Para o deputado filho do presidente, STF “legisla” ao equiparar a racismo atos de preconceito e violência contra membros da comunidade LGBT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, foi ao Twitter na noite desta quinta-feira (13/06/2019) para atacar a conclusão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que, por 8 votos a 3, tornou crimes equivalentes aos de racismo atos discriminatórios ou violentos motivados por orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A legislação sobre racismo prevê penas de um a até cinco anos de reclusão para quem negar emprego, ou impedir acesso ou recusar atendimento em hotel, restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais ou impedir o casamento ou convivência familiar e social para pessoas por conta de raça ou cor.

Para todo o sistema judicial

A decisão do STF, considerada histórica por integrantes da Corte, servirá de baliza para orientar decisões judiciais nas diversas instâncias do país.

Votaram para enquadrar homofobia e transfobia na Lei de Racismo os ministros Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. As ações pediam a criminalização de todas as formas de ofensas, individuais e coletivas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Mais cedo, os ministros também haviam decidido, por 10 votos a 1, declarar a omissão do Congresso Nacional ao não criar uma lei sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?