metropoles.com

Eduardo Bolsonaro compara Lula a Hitler por fala sobre aborto. Vídeo

Deputado federal afirmou que o presidente da República chamou “bebês” de monstros para desumanizá-los com a intenção de “assassiná-los”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro imagem colorida de Eduardo Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro imagem colorida de Eduardo Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou uma rede social nesta quinta-feira (20/6) para comparar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Adolf Hitler.

Eduardo Bolsonaro diz na gravação que Lula usaria a estratégia de desumanizar inocentes “para depois assassiná-los”. A fala do deputado foi em referência a uma frase dita por Lula sobre o aborto durante uma entrevista à rádio CBN na terça-feira (18/6).

“O Lula diz que os bebês gerados a partir de violações das mulheres são monstros. Esse certamente é o comentário mais preconceituoso que eu já vi na política nacional brasileira.”

Lula respondia a uma questão sobre supostamente ter subestimado a capacidade da Câmara de propor pautas como o Projeto de Lei (PL) 1.904, conhecido como PL do Aborto, quando disse “Que monstro vai sair do ventre desta menina?”. O texto do PL equipara o aborto praticado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio.

“Nós temos que respeitar as mulheres. Elas têm o direito de ter um comportamento diferente e não querer. Por quê que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre desta menina?”, disse Lula.

Na sequência, Lula critica a maneira como a questão tem sido debatida. “Então, esta discussão é um pouco mais madura. Não é banal como se faz hoje. E o cidadão diz que fez um projeto para testar o Lula.”

Para Eduardo Bolsonaro, o presidente estaria repetindo uma estratégia utilizada por Hitler. “O Lula está fazendo igualzinho a Hitler desumanizando inocentes para depois assassiná-los. Bebê não é monstro, monstro é quem defende o assassinato dos bebês.”

O PL 1.904 está em tramitação na Câmara dos Deputados e teve a tramitação em caráter de urgência aprovada em votação simbólica. No entanto, após repercussão negativa, o presidente da casa, deputado Arthur Lira (PL-AL) afirmou que o debate sobre o assunto será debatido apenas no segundo semestre deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?