Eduardo Bolsonaro anuncia voto pela liberdade de Daniel Silveira
“Em nome das garantias da imunidade parlamentar, liberdade de expressão, devido processo legal, ampla defesa e contraditório”, ele diz
atualizado
Compartilhar notícia
O filho 03 do presidente da República e também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais na noite desta quarta-feira (17/2) para afirmar que votará pela libertação do parlamentar bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), preso pela Polícia Federal por atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Veja:
Dentre outros fatores, amanhã votarei pela libertação do Dep. Fed. @danielPMERJ em nome das garantias da imunidade parlamentar, liberdade de expressão, devido processo legal, ampla defesa e contraditório.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 18, 2021
Daniel foi preso na noite de terça-feira (16/2), em sua casa em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e levado para a Superintendência da Polícia Federal, na capital fluminense.
Porém, os deputados optaram por cancelar a sessão desta quinta-feira (17/2) em que o plenário votaria, entre outras pautas, pela manutenção (ou suspensão) da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender Silveira. Tal sessão deliberativa havia sido marcada para as 10h desta quinta-feira (18/2). Uma nova data não foi marcada.
A mesa decidiu remeter a representação contra o deputado diretamente para o Conselho de Ética, que havia sido desativado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes expediu o mandado de prisão contra Silveira depois da divulgação de um vídeo no qual o deputado ataca ministros do Supremo e elogia o AI-5, decreto que aprofundou a repressão nos anos mais duros do regime militar no Brasil.