Xi Jinping cobra mais abertura econômica dos países Brics
“Precisamos fortalecer solidariedade e desenvolvimento em prol do bem dos nossos povos em prol do bem de nossos mundos”, disse
atualizado
Compartilhar notícia
Ao participar da 11ª Cúpula do Brics, em Brasília, o presidente da China, Xi Jinping, reforçou nesta quinta-feira (14/11/2019) que o aumento do protecionismo e do unilateralismo prejudicam as relações comerciais. Ele cobrou dos países do bloco uma “abertura em múltiplos níveis” no campo econômico.
“Precisamos fortalecer solidariedade e desenvolvimento em prol do bem dos nossos povos em prol do bem de nossos mundos”, disse. “Devemos nos opor ao hegemonismo e a política do poder e adotar uma política construtiva”, disse o chinês.
Para Xi, “o aumento do protecionismo e do unilateralismo” criam um “déficit de governança”, o que não é positivo. A China, por exemplo, trava uma disputa comercial com os Estados Unidos e, recentemente os dois países decidiram estancar as sucessivas taxas impostas aos respectivos produtos.
“Buscamos uma abertura em múltiplos níveis e múltiplas dimensões da China”, afirmou.
O presidente chinês argumentou que mercados emergentes, como os dos países do Brics, “precisam entender” os tempos atuais e aprofundar a parceria dentro do bloco em temas como comércio, tecnologia e conectividade.
“Esses esforços darão novo ímpeto de alento para fomentar crescimento econômico e prosperidade de nossos países”, argumentou.