WhatsApp libera pagamentos por mensagem. Entenda como funciona
Aplicativo vai permitir enviar e receber dinheiro de forma gratuita. Brasil já está com a função liberada
atualizado
Compartilhar notícia
O WhatsApp começa a liberar, a partir desta segunda-feira (15/06), a opção de fazer pagamentos diretamente pela própria conversa no aplicativo de mensagens. Clique aqui para configurar.
O recurso de pagamentos vai ser liberado gradualmente. Inicialmente, a configuração é possível apenas em dispositivos móveis (celulares). O Brasil foi o primeiro país a receber a novidade.
“Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp”, informou o app, em nota.
“Além disso, enviar dinheiro para seus amigos e familiares vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem, o que é muito útil quando estamos fisicamente distantes”, prosseguiu.
Dessa maneira, o aplicativo vai permitir também que contas do WhatsApp Business, versão usada por pequenas empresas, recebam pagamentos por produtos e serviços pela conversa.
Como funciona
O aplicativo de mensagens garante segurança. Para evitar transações não autorizadas, por exemplo, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular a cada transferência.
Os usuários do WhatsApp poderão usar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi.
“Porém, nosso modelo de programa é aberto e facilita a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo”, prosseguiu, em nota.
Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas, por sua vez, pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes.