metropoles.com

Vendas no varejo têm queda inesperada de 3,1% em agosto

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Varejo
1 de 1 Varejo - Foto: null

As vendas no varejo recuaram 3,1% em agosto, na comparação com julho, informou o IBGE nesta quarta-feira (6/10). O resultado é o pior para o mês de toda a série histórica, iniciada em 2000. A disparada da inflação, que fez subirem os preços dos alimentos, combustíveis e energia, reduziu o ímpeto do consumo e afetou o comércio varejista.

Os dados vieram muito piores do que as estimativas do mercado financeiro, que esperavam alta de 0,7% para o setor. Com isso, a leitura preliminar é de que o PIB de 2021 e 2022 deve ser revisado para baixo.

“A mistura de inflação persistente com atividade fraca vai jogar ainda mais pressão sobre a classe política para tentar ‘fazer algo’ e isto pode gerar ruídos ao longo dos próximos dias. A dinâmica se torna mais desafiadora”, comenta o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico, que tombaram 16,0%. Essa atividade é composta por grandes lojas de departamento, por exemplo.

Outro dado que chama atenção são os números de um dos setores que mais cresceu durante a pandemia da Covid-19: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação. Em agosto, o setor despencou 4,7%.

O de combustíveis e lubrificantes (-2,4%) também caiu, assim como o de móveis e eletrodomésticos (-1,3%). Além disso, hipermercados e supermercados tiveram queda, com baixa de 0,9% no mês.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?