Vendas do varejo sobem 1,2% em junho ante maio, aponta IBGE
Na comparação com o mesmo mês de 2016, o índice registrou avanço de 3%, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (15/8)
atualizado
Compartilhar notícia
As vendas do comércio varejista subiram 1,2% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira (15/8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Pesquisa Mensal de Comércio. Na comparação com o mesmo mês de 2016, as vendas avançaram 3% neste ano. No segundo trimestre, ante os três meses anteriores, as vendas cresceram 2,5%. O resultado interrompe nove trimestres consecutivos de quedas.
O crescimento também representa o avanço mais significativo desde o segundo trimestre de 2014, quando o varejo teve alta de 4,1%.
“A melhora entre atividades do varejo foi generalizada no segundo trimestre, seja porque reverteram a queda para crescimento seja porque diminuíram o ritmo de perdas”, avaliou a gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes.As vendas do varejo restrito acumularam retração de 0,1% no ano e queda de 3% em 12 meses. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 2,5% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal.
Na comparação com junho de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,4% em junho de 2017. Já o comércio varejista ampliado subiu 0,3% no ano e recuou 4,1% em 12 meses.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas subiram 2,9% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado, o melhor desempenho desde o quarto trimestre de 2013, quando cresceu 3,6% O movimento interrompe uma sequência de 12 trimestres consecutivos de perdas.
Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve aumento 0,8% em junho, de acordo com o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas aumentou 1,2% em junho.
Revisões
O IBGE também revisou o resultado das vendas no varejo em maio ante abril, de uma queda de 0,1% para uma expansão de 0,2%. No varejo ampliado também houve revisão no resultado de maio ante abril, que saiu de recuo de 0,7% para baixa de 0,2%.