Vendas do comércio varejista crescem 0,4% em outubro
Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta nas vendas do comércio é de 2,7%, segundo dados divulgados pelo IBGE
atualizado
Compartilhar notícia
As vendas do comércio varejista brasileiro registraram um crescimento de 0,4% em outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (08/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A comparação é com setembro deste ano.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 2,7%.
Apesar do avanço, houve uma desaceleração no volume de vendas em outubro – em setembro, a alta foi de 1,2% na comparação com o mês anterior.
Já no acumulado de 2022, entre janeiro e outubro, as vendas do varejo registram crescimento de 1%. No acumulado de 12 meses, a alta é de 0,1% – a primeira taxa positiva depois de cinco meses consecutivos de queda do indicador.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas em outubro subiu 0,5% em relação a setembro e 0,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O patamar de vendas do setor está 3,4% acima do nível pré-pandemia de Covid-19, mas 2,9% abaixo do recorde, alcançado em outubro de 2020.
“Nos últimos quatro meses, tivemos três resultados de estabilidade, em julho, agosto e outubro, e crescimento de 1,2% em setembro. Apesar de estarmos em um ritmo próximo à estabilidade, quando acumulamos os últimos três meses, que estão no campo positivo, temos um crescimento de 1,7%”, aponta Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.